Economia
FEIRA ORGÂNICA
Olinda ganha Feira agroecológica e artesanal no Mercado Eufrásio Barbosa
Publicado: 10/03/2020 às 17:41

Pernambuco conta, atualmente, com 111 feiras orgânicas cadastradas em todo o estado, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA)/Foto: Divulgação SDA
O Mercado Eufrásio Barbosa, equipamento público administrado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sediará, a partir do dia 11 de março, a Feira Agroecológica e Artesanal do Mercado. O evento acontecerá semanalmente, toda quarta-feira, das 6h30 até às 11h. A feira conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Olinda, Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco e a Secretaria do Meio Ambiente de Pernambuco.
Haverá opções de produtos artesanais, hortaliças, fitoterápicos, queijos e verduras. A Feira Agroecológica de Artesanal do Mercado Eufrásio Barbosa conta com a participação e o apoio da associação de produtores de orgânicos da Associação de Agricultores (as) Agroecológicos de Bom Jardim (AGROFLOR).
Dentre as marcas presentes estarão a Chiviteria Padaria Artesanal; a Queijo Nobre (queijo coalho do município de Venturosa); a Condor, marca de fitoterápicos vinculada à Associação dos Manipuladores de Remédios Fitoterápicos Tradicionais Semi-Artesanais do Estado de Pernambuco (AMARFITSA) e a Cooperativa de Beneficiamento do Leite em Lajedo Carrapicho (Coobellac), com os queijos de Alagoinha.
Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, o projeto chega para reforçar as políticas públicas do Governo de Pernambuco e da Agência para beneficiar o pequeno produtor. “O comércio de produtos orgânicos amplia o acesso a produtos de qualidade e facilita os canais de venda para o agricultor. Além disso, do ponto de vista da facilitação para os consumidores, o Mercado Eufrásio Barbosa é de fácil localização e tem uma infraestrutura excelente para receber ações como essa.”, reforça Roberto.
De acordo com a diretora de Promoção da Economia Criativa, Márcia Souto, a conscientização e o consumo das pessoas por produtos sem agrotóxicos é cada vez maior, dessa forma, a necessidade de se ofertar um espaço aos produtores e à população tem sido imprescindível. “A constante ocupação de um equipamento público como o Mercado Eufrásio Barbosa segue uma linha de atividades que promovem a economia criativa, como é o caso da feira, e que agregam valor e aproximam o público ao espaço; além de movimentar os pequenos arranjos econômicos locais”, explica. Na feira, não serão disponibilizadas sacolas de plástico. Os clientes devem levar suas próprias ecobags visando à redução do descarte de plástico no meio ambiente.
Feiras Orgânicas - Pernambuco conta, atualmente, com 111 feiras orgânicas cadastradas em todo o estado, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o que representa a maior rede de espaços orgânicos do Norte e Nordeste e a segunda maior do País. Desde o lançamento do Programa Circuito Pernambuco Orgânico, da SDA, no ano passado, o número de feiras orgânicas no estado subiu de 83 espaços catalogados, para as atuais 111 feiras. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o número de produtores orgânicos cadastrados em Pernambuco também cresceu ao longo de 2019, saltando de 849 agricultores para 1.044. Isso reflete também o crescimento da quantidade de Organizações de Controle Social (OCSs) em Pernambuco, que chega a 52 organizações – seis a mais que no início dos trabalhos do Circuito Pernambuco Orgânico. A vinculação a uma OCS é o que permite aos agricultores e agricultoras serem reconhecidos como produtores orgânicos.
Últimas

Mais Lidas
