Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

PE CIDADÃO

Novos serviços do Governo já estão disponíveis na plataforma PE Cidadão

Publicado em: 27/03/2020 14:07

Por meio do site www.pecidadao.pe.gov.br ou do aplicativo PE Cidadão a população pernambucana poderá obter diversas informações, inclusive orientações a respeito do coronavírus
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco (SAD), com a gestão técnica da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), divulga a Plataforma PE Cidadão, incluindo versão mobile para IOS e Android.  Com isso, por meio do endereço www.pecidado.pe.gov.br, o cidadão poderá entrar no portal de serviços do governo e realizar vários serviços sem precisar sair de casa. Basta clicar no ícone que deseja o serviço.

O cidadão pode baixar pelo celular o aplicativo PE Cidadão e ter acesso aos serviços.

ATENDE EM CASA

O App, desenvolvido por startups pernambucanas em parceria com a Prefeitura do Recife,  está hospedado no site PE Cidadão e auxilia na triagem de possíveis casos de coronavírus no estado. Qualquer cidadão poderá interagir com um aplicativo mobile informando seus sintomas. Em casos de suspeita, um médico fará o atendimento por meio de teletriagem para decidir se o paciente fica em quarentena ou é dirigido para um hospital próximo da sua residência. A evolução dos casos de suspeita será acompanhada por médicos em tempo real, sendo filtradas por localidade ou por histórico de relatos de casos. A aplicação também auxiliará os médicos, com informações de locais de atendimento mais próximos dos pacientes. Os dados coletados dos pacientes servirão para o acompanhamento do COVID-19. O aplicativo também mostrará um painel de informações em tempo real do avanço do vírus por localidade*.

FALTOU AQUI

O Governo de Pernambuco também lançou o aplicativo chamado “FALTOU AQUI” dentro do PE Cidadão, como iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), desenvolvido pela ATI. Nele, o cidadão poderá informar ao Governo se na sua localidade estão faltando alimentos, medicamentos, produtos de higiene/limpeza e hortifruti nos estabelecimentos comerciais próximos à sua residência. Este aplicativo estará disponível à população a partir desta sexta-feira (27). Para isso, o Governo de Pernambuco vem mantendo um grupo de prontidão para não deixar faltar nenhum item essencial à população durante esse período de enfrentamento (COVID-19). As equipes mantém contato com as redes de fornecedores para providenciar a reposição desses produtos o mais rápido possível.


ALERTA CELULAR

Além disso, está à disposição da população o Alerta Celular, onde o cidadão poderá cadastrar seu aparelho celular para facilitar a sua recuperação, em caso de roubo ou furto, e quando recuperado os cidadãos serão avisados por e-mail ou whatsapp.

A secretária de Administração, Marília Lins, destaca a importância de uma plataforma digital do Governo, principalmente nesta época do novo coronavírus. “Neste momento de proliferação do vírus é preciso estarmos municiados de informações corretas e precisas para orientar e proteger a população pernambucana. A plataforma do PE Cidadão é uma excelente ferramenta no combate ao Covid-19”, atestou a titular da pasta.

“Diante da pandemia do coronavírus torna-se mais urgente a  oferta dos serviços virtuais à população. O aplicativo Mobile do governo concentra os serviços digitais prestados pela administração pública estadual. Isso evita que a população saia de casa em busca de serviços e informações, já que temos que obedecer à determinação do isolamento social por conta da Covid 19”, explica a presidente da ATI, Ila Carrazzone.

“A plataforma PE Cidadão consolida informações precisas, corretas e desenhadas para o uso dos serviços pela população, e a cada dia mais, serviços digitais de diversas secretarias convergem para esta plataforma, facilitando de forma crescente a vida da população”, pontua o superintendente de modernização governamental, Ricardo Melo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Um mês sem Miguel : tudo que fazia era por ele, diz Mirtes
Notícias de 02/07- Brasil passa das 60 mil mortes, prefeito tem bens bloqueados e conta de luz
Véu, grinalda e... máscara!
Morre Georg Ratzinger, irmão de Bento XVI
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco