Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Lojistas propõem flexibilização para o comércio em Pernambuco

Publicado em: 27/03/2020 18:33 | Atualizado em: 27/03/2020 19:18

 (Leandro de Santana/Esp. DP)
Leandro de Santana/Esp. DP
Presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE), o empresário Eduardo Catão disse que o setor foi conversar nesta sexta (27) com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, sobre os impactos mapeados no comércio de todo estado. A ideia, disse Catão, é que se comece a reabrir o comércio em alguns municípios menores e sem casos de covid-19, já que a economia destes depende fortemente desses pequenos estabelecimentos.

"Tem cidades do interior que vive dos pequenos comércios, é aquele compra hoje, paga amanhã. E isso está tudo parado. Nossa sugestão é que se estabeleçam regras e ir flexibilizando a reabertura", explica o presidente.

Ainda segundo Cartão, são 60 CDLs no estado e a situação é de "terror", "todo mundo fechado e preocupado em não pagar as contas". "O governo também precisa faturar porque as despesas estão aumentando, mas se as empresas não estão vendendo, e não podem pagar os impostos, como é que pode? Tem que ter uma forma que venha dinheiro do governo federal para garantir a sobrevivência das empresas. Esse dinheiro que se fala que vem da Caixa Econômica ou do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) demora a chegar na ponta, ninguém recebeu nada ainda e as datas de pagamento dos impostos estão chegando".

As sugestões levadas para a reunião serão encaminhadas, de acordo com o presidente da FCDL, para um grupo de gestores do governo. "Nós pedimos agilidade para essa resposta. Sabemos que o governo está sofrendo pressão de todos os lados, mas nós também". completou Catão. O secretário Bruno Schwambach ainda não comentou sobre o encontro com os representantes do setor.
TAGS: fcdl | cdl | sdec | comércio | pandemia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL