Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Imposto

IPTU de 2021 do Recife poderá ser pago antecipado com desconto

Publicado em: 25/03/2020 18:42 | Atualizado em: 26/03/2020 00:49

Imposto terá o mesmo cobrado neste ano com desconto de 15%. (Foto: Léo Malafaia/Arquivo DP)
Imposto terá o mesmo cobrado neste ano com desconto de 15%. (Foto: Léo Malafaia/Arquivo DP)
Os contribuintes do Recife que quiserem ou puderem antecipar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 terão a possibilidade a partir do dia 1 de abril. A medida, que é voluntária e não obrigatória, visa aumentar a arrecadação do município em um momento que a tendência é de queda por conta das medidas restritivas adotadas para conter a disseminação do coronavírus em Pernambuco. Quem optar por antecipar o pagamento, vai receber um desconto. O valor não passará pelo reajuste anual através do IPCA e a base de cálculo será a mesma desse ano, colocando um abatimento de 15% em cima do valor cobrado em 2020 sem o desconto. Além disso, os contribuintes que estavam pagando o IPTU deste ano parcelado, poderão voltar a ter o benefício do desconto de 10%, caso decidam pagar o montante restante em cota única.

Segundo Ricardo Dantas, secretário de Finanças da Prefeitura do Recife, ainda não é possível dimensionar o quanto de arrecadação será perdida por conta das medidas contra a disseminação do coronavírus. "As primeiras ações de contenção apontam para a redução da receita, mas elas aconteceram após o dia 14, depois do fechamento da parcela do dia 10, então ainda não consegue mensurar pela arrecadação de março, mas esperamos uma queda já em abril", explica.

O objetivo, portanto, é conseguir é conseguir aumentar a receita de forma mais imediata, principalmente para superar este momento de fragilidade. "O pagamento é uma forma de ajudar o município a enfrentar essa situação fazendo o que tem que ser feito, principalmente na saúde. Não é fácil adquirir respiradores, equipamentos para 300 novos leitos, montar uma estrutura para atender os casos que sejam mais graves", detalha o secretário.

O pagamento antecipado do IPTU de 2021 poderá ser feito até o dia 30 de junho desse ano com o desconto de 10%. "Para que não reste dúvida, informo que quem decidir antecipar o pagamento, depois não será cobrada a diferença do reajuste anual em cima do IPCA, essa correção não vai se aplicar", garante Ricardo Dantas. Já para quem está pagando o valor de 2020 parcelado e quiser obter o desconto de 10% quitando o montante que resta em cota única, o prazo é até o final de abril. As guias poderão ser geradas através do site da Prefeitura do Recife.

Se o objetivo é aumentar a arrecadação neste momento, naturalmente com a antecipação as receitas serão menores no próximo ano. Mas o secretário acredita que haverá um ajuste em relação a isso. "Acreditamos que vai dar para ajustar as contas. Essa medida de agora é para que o município possa estar estruturado para enfrentar a crise bem e voltar mais rápido, com menos mortes e pessoas afetadas. Com essas medidas restritivas, vamos reabilitar o processo da atividade econômica melhor do que outros municípios e até países, como a Espanha e Itália, que demoraram a tomar as medidas sanitárias necessárias. Os efeitos na economia serão piores. Então essa antecipação vai ajudar, vai deixar habilitado a vencer melhor essa crise e a voltar mais rápido também para ter uma arrecadação melhor em 2021", conclui.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Músico vence limitações do distanciamento social oferecendo shows particulares por encomenda
03/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Destaques da semana: caso Miguel, Decotelli fora do MEC e retorno do Campeonato Pernambucano vetado
Inscrições para o Vestibular 2020.2 da Unicap vão até 15 de julho
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco