Diario de Pernambuco
Busca

Produto

Governo instala comitê especial para garantir abastecimento no estado

Publicado em: 18/03/2020 20:30 | Atualizado em: 18/03/2020 20:42

 (A medida foi adotada pelo governador Paulo Câmara. Foto: Divulgação)
A medida foi adotada pelo governador Paulo Câmara. Foto: Divulgação

Um comitê especial de abastecimento foi criado nesta quarta-feira (18) pelo governador Paulo Câmarao para garantir a logiística de fornecimento de alimentos e produtos essesnciais nos supermercados, fármacias e demais estabelecimentos até os pontos de venda ao consumidor final. O grupo foi formando com a participação das principais entidades repesentativas da indústria e do comércio estaduais. A medida é mais uma iniciativa de enfrentamento do coronavírus em Pernambuco. O funcionamento do comitê será monitorado diariamente.

 

O trabalho do grupo está sob o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as secretarias de Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Agrário e de Trabalho, Emprego e Qualificação. Já entre os parceiros privados são a Federação Nacional das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fercomércio-PE), a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), Associação Pernambucana de Supermeercados (Aspe) e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife).

 

Os representantes do setor produtivo destacam que não há riscos de desabastecimento no estado. A recomendação à população é a de se manter a rotina habitual de compras, sem a necessidade de estoque e obedecendo às orientações preventivas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no que diz respeito aos cuidados em ambientes públicos.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, explica que o Comitê Especial de Abastecimento funcionará como base de dados para o Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento à Covid-19, implementado pelo governador Paulo Câmara por meio de decreto (n° 48.810), publicado no dia 16 de março. O objetivo é que o abastecimento ao comércio em todos os níveis, envolvendo diversos segmentos, ocorra de forma estruturada e perene enquanto durar a crise provocada pela disseminação da Covid-19 no País.

 

Todos os agentes do comitê fornecerão atualizações dos seus setores, para que seja acompanhada a oferta de produtos nas gôndolas em todo território pernambucano, assim como o fornecimento de insumos à indústria local, inclusive o desembaraço de cargas importadas. O Complexo Industrial Portuário de Suape e o Tecon Suape também são integrantes do comitê especial.

 

A rotina do agronegócio, cujos produtos são mais perecíveis e sensíveis a variações de preço, será igualmente acompanhada pelo novo grupo de trabalho. “Estamos em fase de enfrentamento a um problema global. Ainda que o abastecimento não esteja sendo comprometido nesse momento, precisamos monitorar, pois não há precedentes de eventualidades desse perfil. Caso surjam os problemas, as respostas precisam ser imediatas”, reforça Schwambach.

 

Veja abaixo os membros do Comitê Especial de Abastecimento:

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec)

Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag)

Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq)

Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper)

Suape - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros

Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE)

Procon Pernambuco

Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife)

Federação das CDLs de Pernambuco (FCDL-PE)

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE)

Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe)

Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa)

Associação Pernambucana de Supermercados (Apes)

Tecon Suape

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL