Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Governo de Pernambuco cria Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus

Publicado em: 18/03/2020 06:00

O Governo de Pernambuco criou, por meio do Decreto n° 48.810, de 16 de março de 2020, o Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus, um grupo de trabalho que inicia estudos de ações mitigadoras dos prejuízos causados pela pandemia. Estudos e análise de dados já estão sendo feitos, mesmo em meio ao avanço do Covid-19, mas o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, reforçou que, por ora, o foco ainda está no âmbito da saúde.


O decreto, publicado ontem no Diário Oficial do Estado, cria também o Comitê  Especial Intermunicipal de Enfrentamento ao Coronavírus, sob coordenação da Secretaria da Casa Civil, que congrega estado, municípios, governo federal e população.


“Esse dois comitês criados foram duas visões: uma para uma articulação municipal, a compreensão que as medidas têm que estar muito alinhadas entre todos; outro, o socioeconômico, é para começar a pensar nas consequências mesmo ainda no ambiente de luta. Pensar em como vamos nos sair quando passar a pandemia sob ponto de vista econômico e social”, resumiu Rebêlo.


O gestor à frente da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE) disse ainda que o comitê vai envolver outras secretarias do governo estadual e outros atores como Sebrae, Senai e Fiepe. A perspectiva envolve desde as atividades informais até a indústria de transformação.


“Você vê o exemplo da Itália: está no lockdown, ninguém sai de casa. É importante do ponto de vista da saúde pública, mas tem custos econômicos e sociais enormes. Nossa população tem um nível de vulnerabilidade, de forma geral, muito maior que a europeia. Então como é que eu faço com uma pessoa que está na informalidade, que não tem salário fixo, não tem carteira assinada?”, explicou o secretário. O comitê vai analisar situações e resoluções em outros estados e países. 


Segundo Rebêlo, uma equipe do Instituto de Gestão, parte da Seplag, já trabalha com a análise de dados que entrarão em discussão.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Músico vence limitações do distanciamento social oferecendo shows particulares por encomenda
Destaques da semana: caso Miguel, Decotelli fora do MEC e retorno do Campeonato Pernambucano vetado
Inscrições para o Vestibular 2020.2 da Unicap vão até 15 de julho
Um mês sem Miguel : tudo que fazia era por ele, diz Mirtes
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco