Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

EMPRESAS

Entidades empresariais propõem medidas para mitigar impactos da Covid-19 em Pernambuco

Publicado em: 27/03/2020 15:02


Representantes de diversos segmentos do setor produtivo solicitam apoio às esferas municipal, estadual e federal (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Representantes de diversos segmentos do setor produtivo solicitam apoio às esferas municipal, estadual e federal (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Em decorrência dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as entidades participantes do Fórum das Entidades Empresariais de Pernambuco, representantes de diversos segmentos do setor produtivo, solicitaram apoio municipal, estadual e federal, a fim de mitigar os prejuízos acumulados pela economia local, principalmente pelas micro e pequenas empresas do estado.

Com a diminuição do fluxo de caixa, ocasionada pela queda drástica nas vendas, os setores temem as consequências mais graves de uma crise dessa proporção, que é a redução na produção, comercialização e prestação de serviços, demissões de trabalhadores e até mesmo o encerramento das atividades.“Os pequenos negócios são essenciais para a economia. Nesse momento de crise, é preciso criar medidas protetivas e priorizar esse setor tão presente na nossa sociedade”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto. Segundo dados do Sebrae, existem 6,4 milhões de estabelecimentos no País e, desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs).

Entre as propostas estão a suspensão de algumas obrigações acessórias municipais, estaduais e federais;  prorrogação de pagamento de taxas  e prazo de recolhimento de impostos, como o ICMS, ISS, PIS, COFINS, IPI, IRPJ, Simples Nacional, entre outros;  ampliação de linha de créditos e criação de amplo programa de sustentação de renda para as camadas socialmente mais vulneráveis.

O Fórum das Entidades Empresariais de Pernambuco tem a participação da Fiepe, Fecomércio-PE, FCDL-PE, Faepe, Associação Comercial de Pernambuco (ACP), Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA), Associação Pernambucana de Supermercados (APES), do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Pernambuco (SESCAP-PE) e Sebrae.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dr Carlos Romeiro, ortopedista
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco