Diario de Pernambuco
Busca

Coronavírus

Empresas aéreas são notificadas por aglomeração no aeroporto

Publicado em: 24/03/2020 15:44

Cancelamentos de voos e realocação de passageiros têm formado filas. (Foto: Procon-PE)
Cancelamentos de voos e realocação de passageiros têm formado filas. (Foto: Procon-PE)

Os cancelamentos de voos e dificuldades para realocações e embarques de passageiros vem formando filas e aglomerações no Aeroporto Internacional Recife / Guararapes Gilberto Freyre. Por conta disso, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Procon-PE, notificou nesta treça-feira todas as empresas aéreas que atuam no terminal. Elas terão o prazo de 24 horas para se pronunciar sobre as providências que estão sendo tomadas com relação aos cancelamentos de voos e dificuldades para relocações e embarques dos passageiros.

As filas e aglomerações causadas no aeroporto infringem as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde para conter a pandemia do Covid-19. "Não iremos permitir que os consumidores sejam expostos dessa forma. Queremos esclarecimentos e, mais do que isso, atitude e colaboração de todos, a fim de superar esse momento tão delicado em todo o mundo", frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Os passageiros estão denunciando que estão sendo realocados para datas para, pelo menos, dois dias à frente e a secretaria e o Procon-PE solicitaram esclarecimentos e orientações de como as empresas estão atuando na obediência aos artigos 26, 27 e 28 da Resolução 400 da ANAC, que garante assistência material ao passageiro, entre elas, alimentação, acomodação, em caso de pernoite, traslado de ida e volta. As defesas deverão ser encaminhadas para o seguinte e-mail: protocolo@procon.pe.gov.br.

Denúncias
Mesmo com redução no atendimento presencial, o Procon-PE segue recebendo e apurando as denúncias do consumidor pernambucano. Além do call center (0800-282-1512), o órgão ampliou as frentes de atendimento ao público e está disponibilizando à população o e-mail denuncia@procon.pe.gov.br, exclusivo para denúncias, e registrando reclamações pelo número de Whatsapp 3181-7000.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL