Diario de Pernambuco
Busca

HABITAÇÃO

Condomínios isolam áreas comuns dos prédios residenciais

Publicado em: 19/03/2020 07:00

Brinquedotecas e áreas de lazer de vários condomínios estão isoladas (Foto: Williams Andrade)
Brinquedotecas e áreas de lazer de vários condomínios estão isoladas (Foto: Williams Andrade)
Antes mesmo da determinação do governo do estado de restringir o quantitativo de aglomerações de 500 para 50 pessoas, alguns segmentos já estavam adiantando-se na adoção de medidas destinadas ao maior isolamento social. Foi o caso dos administradores de condomínios que foram além das recomendações do Secovi  (Sindicato da Habitação de Pernambuco) de suspender as atividades nas academias de ginástica dos condomínios, salão gourmet, brinquedoteca e demais áreas comuns. Muitos síndicos, em comum acordo com os condôminos, chegaram mesmo a isolar, com limites físicos, estes espaços.

No edifício Morada Madona das Rochas, em Boa Viagem, áreas como academia, piscina, cantil, brinquedoteca, cinema e salão de festas foram interditadas com fitas zebradas. O síndico, Adalberto Freitas Ferreira conta que a decisão surgiu após a divulgação das recomendações do Secovi na imprensa e posterior consulta aos moradores. Com um percentual de aproximadamente 25% a 30% de idosos dispostos nos 56 apartamentos do prédio, também optou por medidas como a disponibilização de álcool gel no acesso a todos os elevadores e o reforço de limpeza nas áreas que não podem ser interditadas como elevadores e garagem. “É um momento também de muitas crianças e adolescentes estarem em casa. A partir de agora, vamos seguir acompanhando as determinações dos órgãos públicos”, afirma.

No bairro de Casa Forte, edifício Luiz Numeriano, a decisão também foi mais assertiva. Piscina, brinquedoteca, academia, salão de festas e de jogos também estarão interditados. A síndica Patrícia Numeriano afirma que a medida foi tomada em consonância com moradores. “Governo e secretaria de saúde estão fechando pequenos estúdios de pilates que comportam, no máximo, quatro pessoas por horário”, afirma. Ao longo dos meses, entretanto, caso a situação persista, ela pretende criar formas de flexibilizar as medidas com horários e turnos diversos. “Até porque as pessoas vão começar a enlouquecer dentro de casa. Então, a ideia é realizar, neste primeiro momento, uma restrição maior”, relata. O prédio possui 30 famílias. Menos de 30% deste total não abrigam moradores com mais de 50 anos de idade. 

Os moradores do residencial Madalena Family Class, na Madalena, também passam pelas mesmas modificações na rotina. Salão de festas, brinquedoteca, cinema e espaço gourmet já não podem ser locados. As locações já feitas foram canceladas. A academia, que fica em área aberta, será isolada, hoje, com fitas zebradas. “São 99 famílias aqui. Então, quanto mais efetivas forem as medidas, mais fácil conseguiremos diminuir a propagação do vírus”, explica o síndico Williams. Os dispensers com álcool em gel, no local, ficam depositados na área interna dos elevadores para que a pessoa faça a assepsia despois de apertar os botões. O condomínio ainda faz campanha solicitando aos moradores que busquem remédios para os vizinhos infectados ou com suspeita, em quarentena.

Durante este período de esforço conjunto para a contenção do vírus, o Secovi afirma que as consultas junto ao órgão só poderão ser feitas por telefone ou e-mail. Além disso, o sindicato orienta que condomínios que não possuam senhas bancárias façam cadastramento para realização de pagamentos online. O sindicato reduzirá em duas horas seus horários de atendimento. “Estaremos de 9h às 17h e com 50% da equipe em um dia e a outra metade no outro. Além disso, podemos oferecer assessoria jurídica como aconselhamento de conduta aos cerca de 1 mil associados”, conclui. O grande Recife possui, em média, em torno de 6 mil condomínios. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL