Economia
STARTUPS
BNB oferece primeira linha de financiamento bancário para startups da América Latina
Publicado: 14/02/2020 às 07:00

O anúncio foi feito durante inauguração do Hub de Inovação do banco no Porto Digital./Foto: Bruna Costa / Esp.DP Foto

Com o FNE Startup, como é chamado o programa de crédito, poderão ser financiados até R$ 200 mil por projeto, sendo o limite de financiamento de até 100% de seu valor. Os financiamentos contemplarão aquisição de bens de capital, folha de pagamento, despesas de remuneração de estagiários, capital de giro, aluguel de equipamentos e outros bens e serviços. Serão financiáveis, também, despesas com coworking, prestação de serviços especializados, propaganda, publicidade e paid ads, bem como serviços de armazenamento de dados.
O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, afirmou que o banco tem se posicionado como um dos mais atuantes players fomentadores de ecossistemas inovadores em sua área de atuação. “Já vínhamos aportando recursos com taxas diferenciadas para alavancar o potencial inovador da nossa área de atuação, por meio do FNE Inovação e das unidades do nosso Hub em Fortaleza e Salvador”, afirmou complementando que sem inovação não há competitividade, sobrevivência para a empresa e sustentabilidade para o crédito. Nosso objetivo é trazer mais velocidade para que os empreendimentos que financiamos sejam ainda mais sustentáveis”, afirma.
Inauguração do Hub de Inovação
Atualmente, o Hub dispõe de três unidades, com espaços de coworking em Fortaleza (desde 2017), Salvador (2018) e, agora, em Recife. Em cada uma delas há espaço para abrigar 10 startups residentes. No momento, o Edital 2020 está com inscrições abertas, até o dia 6 de março, para 21 vagas: 10 para Recife, 6 para Fortaleza e 5 para Salvador. O resultado sai no dia 13 do mesmo mês. Sobre o critério de seleção das startups, Cláudio Freire, diretor de administração do BNB, afirma que são idênticos aos de renovação das sediadas em Salvador e Fortaleza. “Temos um elenco de setores da economia, especialmente agroindústria, comércio e serviços, onde atuarão. Renovamos anualmente estas startups a partir de avaliações”, explica. Durante a inauguração, foi assinado contrato de financiamento com a startup pernambucana “Manda Aí”, por meio da linha de crédito FNE Inovação, no valor de R$ 50 mil. A empresa é sediada no município de Caruaru.
Bruno Schwanbach, secretário estadual de desenvolvimento econômico, esteve presente na inauguração do Hub e afirmou que a vinda do BNB vem com intenção de gerar inovação para o grupo mostrando como Pernambuco está disponibilizando mão-de-obra para esta revolução nos diversos segmentos da sociedade. “É muito relevante atrairmos não só a iniciativa privada, como instituições como o Ministério Público e o BNB, que enxergam esta oportunidade para que possam adaptar-se às novas realidades do mercado”, afirma. Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, destacou a importância da parceria. “Para a gente, é algo que acrescenta muito na medida em que potencializa que o Porto Digital faça mais ainda mais negócios, recebendo a mentoria do banco. Mais do que as 10 empresas embarcadas, a parceria potencializa o Porto como um todo”, revela. Tadeu Aguiar, vice-presidente do Diario de Pernambuco, também demonstrou entusiasmo com a parceria. “O Porto, que é o ponto de início de todas estas inovações no Nordeste, é coroado com esta ação do BNB para abrilhantar tudo o que ele tem trazido para a comunidade nordestina. Nós, do Diario, estamos felizes em participar deste ato de congregação para o desenvolvimento da região”, afirma.
Últimas

Mais Lidas
