Diario de Pernambuco
Busca

Conscientização

Homem da Meia-Noite, Grupo Paranambuca e 'Rafa Q faz' dão exemplo de moda sustentável

Publicado em: 24/01/2020 21:00 | Atualizado em: 24/01/2020 21:21

Tudo é milimetricamente pensado na produção.  (Foto: Cristiano Freitas/Divulgação )
Tudo é milimetricamente pensado na produção. (Foto: Cristiano Freitas/Divulgação )

Valorizar a cultura pernambucana e promover uma moda sustentável. É com esta intenção que o Homem da Meia-Noite, o Grupo Paranambuca e Rafa Q faz inauguram novo espaço no Bairro do Recife. O projeto irá funcionar até o carnaval e conta com a parceria do Shopping Paço Alfândega. A festividade de estreia acontece às 14h deste sábado (25) com sessão de fotos do Calunga, desfile e apresentações culturais. 

“Hoje a moda é a terceira indústria que mais polui no mundo. Quando você pega uma grife de carnaval que ela tem a preocupação de produzir um produto sustentável, estamos reeducando os hábitos. A proposta da grife vem justamente para quebrar isso, fazendo com que se use as roupas o ano inteiro", conta a idealizadora da Rafa Q Faz, Rafaela Mendes, que também assina a grife do Calunga. Ela trabalha com a técnica do Slow Fashion, onde todas as pessoas que participam do processo de produção recebem de forma justa, sem exploração. 

Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite. ( Foto: Divulgação )
Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite. ( Foto: Divulgação )

E na produção, tudo é milimetricamente pensado para vestir pessoas que curtem um estilo autoral e alternativo, ligadas à arte e a cultura popular. "Temos uma relação identitária, social e afetiva com nosso estado, Pernambuco. Por isso, estamos entre Recife e Olinda, sempre buscando tecer laços com o Agreste, a Zona da Mata e o Sertão, como é o caso da Estampa Chover. Nossa RoupArte exala a alegria de uma Olinda efusiva. Levar a alegria e a cultura de Pernambuco para o mundo é o nosso maior objetivo!”, destaca. 

A diretora do Paranambuca, Ana Cardoso, revela que a parceria com o Paço vem desde 2018. “São poucos os espaços que nos é dado para mostrar o trabalho. A gente sabe que a resistência tem que ser grande. É muito importante essa oportunidade. Principalmente para a gente expor as nossas produções para o público que vem de fora, mostrando como a nossa cultura é rica. A Rafa Q Faz já está conosco há quatro anos e a Grife do Calunga entrou agora em 2020. E vamos unindo forças para que a nossa identidade permaneça viva”, salienta.  O grupo está homenageando o Homem da Meia-Noite no carnaval deste ano. 


Confira a programação 

14h às 19h - Sessão de fotos com o Homem da Meia Noite 

15h às 16h - Vitrine Viva 

16h - Desfile 

17h - Atrações culturais (Grupo Paranambuca e artistas convidados) 


Serviço 
Inauguração do Espaço Paranambuca, Homem da Meia-Noite e Rafa Q faz
Onde: Paço Alfândega, Recife Antigo.  
Quando: 25 de janeiro de 2019 
Horário: 14h. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL