Diario de Pernambuco
Busca

EMBRATUR

Embratur conquista prêmio internacional em Nova York

Publicado em: 27/01/2020 08:30 | Atualizado em: 27/01/2020 08:40

Comitiva recebeu o prêmio em Nova York. (Foto: Divulgação Embratur)
Comitiva recebeu o prêmio em Nova York. (Foto: Divulgação Embratur)
Um dia de premiação brasileira nos Estados Unidos. Ontem, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, recebeu do Jornal New York Times o Prêmio de melhor stand da feira "New York Times Travel Show", inédito para o Brasil. Trata-se de um dos maiores eventos de comércio e consumo de viagens da América do Norte, visitada por cerca de 35 mil pessoas e que recebe 700 expositores de 175 países. O evento foi realizado entre os dias 24 e 26 de janeiro, no Centro de Convenções, Jacob K. Javits, New York, nos Estados Unidos. O investimento do Brasil para a participação na feira foi no valor de R$ 350 mil, ocupando uma área de 93,5 m2.

O presidente da Embratur acredita que a premiação deveu-se à mudança de foco quanto às apostas para a divulgação do país no exterior, além da disseminação da informação sobre a isenção de vistos para turistas de algumas nacionalidades como americanos, canadenses, australianos e, até o mês de junho de 2020, chineses. “Antes, o enfoque era no turismo de caipirinha, tanga e favela. Agora é voltado à natureza e ao ecoturismo. Fomos vítimas de fake news sobre o nosso meio ambiente, mas o mundo sabe que a Amazônia está preservada. O Brasil é, inclusive, um dos poucos países com mais de 60% do seu território de florestas em preservação e o mesmo percentual de energia oriunda de fontes limpas. O Brasil está fazendo o seu dever de casa e apesar de parte da grande mídia falar contra, os números não mentem”, afirma. 

Sobre a isenção dos vistos, o presidente afirmou que já houve aumento em torno de 39% quanto à emissão de passagens. “Mesmo assim, apenas 3% dos norte-americanos sabiam desta isenção. Os Estados Unidos enviam, anualmente, R$ 43 milhões de turistas ao mundo e apenas 560 mil deles vinham ao Brasil. Agora, estamos sendo mais procurados por companhias aéreas e, muito em breve, haverá um voo direto de Nova York para o Nordeste, ainda não sei se Fortaleza ou Recife. Será, de toda forma, um novo link entre o leste dos Estados Unidos com o Nordeste”, adianta.

Em um espaço dedicado ao Brasil em que estiveram expostas informações sobre locais como Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Ilha Bela, Gilson afirma que o de Pernambuco foi um dos mais procurados. “Nesta época do ano, muitos buscam informações sobre o carnaval e tivemos muitos interessados neste destino”, revelou. Sobre a premiação, ele revela que a considerou uma honraria. “Fico muito grato ao presidente Bolsonaro por ter confiado a mim esta missão. Recebemos também, recentemente, o prêmio WTM, de Londres. Fizemos todas estas divulgações com o coração, criatividade, força de vontade e é com muito gosto que recebemos este reconhecimento”, concluiu.

Busca de investimento nos EUA para o turismo náutico brasileiro

Ainda nos Estados Unidos, por ocasião da viagem, a comitiva brasileira em missão no país, composta pelo diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, pelos senadores Flávio Bolsonaro (Sem partido-RJ) e Irajá Abreu (PSD-TO), e pelo deputado Hélio Lopes (PSL-RJ), empreendeu esforços para capitanear cruzeiros marítimos para o Brasil. No dia 21 de janeiro, estiveram na sede da Royal Caribbean International, em Miami, uma das maiores empresas do ramo, que conta com uma frota de quase 30 navios. Ficou determinado, durante o encontro, que a empresa encaminhará a Embratur um documento com as principais demandas, para que sejam trabalhados os gargalos que impedem a operação no Brasil. O diretor-presidente da Embratur destacou o bom momento para o investimento no país. “Com a transformação da Embratur, conseguiremos trabalhar melhor e com mais profissionalismo na promoção do Brasil no exterior. O mundo vai conhecer sobre o que temos em belezas naturais, em especial, nossa costa, com águas quentes e limpas”, afirmou Gilson Machado durante a reunião.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL