Diario de Pernambuco
Busca

Expectativa

Carnaval aquece as vendas do comércio no Recife

Publicado em: 18/01/2020 10:00 | Atualizado em: 17/01/2020 19:09

Naiara Cândido está lançando o ecommerce da sua Contém Glitter e espera triplicar vendas.  (Foto: Peu Ricardo/DP)
Naiara Cândido está lançando o ecommerce da sua Contém Glitter e espera triplicar vendas. (Foto: Peu Ricardo/DP)

O Carnaval deste ano será um pouco antes do que o do ano passado, quando foi realizado no início de março. Porém, ainda assim, a data não será tão antecipada quanto em 2018, quando aconteceu no começo de fevereiro. Em 2020, a Folia de Momo acontece entre 22 e 25 de fevereiro, um meio termo que garante tempo suficiente para as pessoas organizarem as finanças das contas do começo do ano, como impostos, matrícula e material escolar, que pesam no orçamento. O comércio está com a expectativa positiva e as vendas em Pernambuco devem superar as do ano passado, quando o crescimento foi projetado em 3%, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife).

Apesar de janeiro ser um mês pesado para o orçamento das famílias, com a renda comprometida com os gastos do início do ano, o nível de consumo deve voltar a se elevar com uma festividade que incentive isso, como o Carnaval. "Quanto mais perto é o Carnaval do começo do ano, mais complicado porque as contas ainda estão embaralhadas. Janeiro é um mês complicado porque tem o pagamento de impostos, de material escolar e a fatura do cartão de crédito com as compras que foram feitas no final do ano, isso tudo compromete a renda. Mas como neste ano o Carnaval é no final de fevereiro, é melhor porque dá tempo de as pessoas se prepararem para o consumo focado na data", explica Rafael Ramos, economista da Fecomércio Pernambuco.

E as expectativas são positivas, principalmente pelos indícios sentidos nos últimos meses. "A estimativa está mais positiva para este ano. Os últimos três meses de 2019 foram muito bons em relação ao nível de consumo das famílias. A expectativa é que se mantenha, não no mesmo nível de novembro e dezembro porque foram meses que tiveram a liberação de recursos altos, como o FGTS e o 13º salário, mas a expetativa é positiva para as vendas voltadas para o Carnaval. Outra coisa que confirma o otimismo é que o comércio se preparou com estoque. Logo que virou o ano, as lojas já estavam vendendo produtos relacionados à data", acrescenta o economista.

Para Cid Lôbo, presidente da CDL-Recife, o movimento do comércio começa antes mesmo de fevereiro chegar. "Janeiro já está sentindo essa melhora por conta das prévias de Carnaval e também pela preparação para a festa em si, como a compra de tecidos para as fantasias e também porque as pessoas estão adquirindo produtos para a decoração para os bailes, por exemplo. Tudo faz com que o movimento já comece desde já", ressalta.

Segundo Rafael Ramos, alguns segmentos se beneficiam com a proximidade do Carnaval e têm as vendas mais aquecidas. "Os setores que mais mostram aquecimento no período são o de hiper e supermercado, por conta das vendas de alimentos e bebidas, de vestuário, puxado pelas fantasias e abadás, o de combustível, já que muitas pessoas gostam de viajar no período, e o de serviço, com os bares, restaurante e hospedagem", conclui.

Marca apresenta 40 novos tipos de glitter, somando mais de 170 opções.  (Foto: Peu Ricardo/DP)
Marca apresenta 40 novos tipos de glitter, somando mais de 170 opções. (Foto: Peu Ricardo/DP)

Empreendedores apostam na data e lançam novidades

 Se Pernambuco tem tradição com a Folia de Momo, a data festiva não é bastante esperada somente pelos foliões. Os empreendedores do estado também estão otimistas com as vendas para o Carnaval deste ano e, além de preparar os estoques com produtos focados para a festa, eles também apresentam novidades para alavancar ainda mais o faturamento no período. E o otimismo toma conta.

Carnaval pernambucano sem glitter é o mesmo que não ter festa. E uma das marcas queridinhas dos foliões locais vai expandir a sua atuação justamente para aproveitar o período de crescimento natural nas vendas do produto. A Contém Glitter está lançando as suas vendas online e aposta no ecommerce para conquistar o mercado para além da capital pernambucana. "Vamos ampliar a nacionalização, já que as vendas hoje são concentradas no Recife. A ideia é ter o mercado ampliado de forma exponencial e, quando tem o ecommerce, consegue abranger um público muito maio", explica Naiara Cândido, proprietária da Contém Glitter. "A expectativa é, com as vendas online, multiplicar em pelo menos três vezes o que vendemos no ano passado", acrescenta.

Além disso, ela também está lançando novidades em relação aos produtos ofertados. "São 40 novos tipos de glitter, somando mais de 170 opções, vou criar mais 10 que serão misturinhas. Também criei dois novos produtos, que é uma tatuagem temporária com glitter e um adesivo de delineador de glitter. Estou saindo do glitter em pó", afirma Naiara Cândido. A empresária também aposta nas vendas de um quiosque no RioMar Shopping, que está funcionando desde dezembro. "As vendas começaram a esquentar mais agora por conta das prévias", diz.

Outra aposta para o Carnaval que vem virando tendência é no segmento de beleza. O espaço PWR Make (Power Make), inaugurado em novembro e que oferece maquiagem e cabelo com preços acessíveis, elaborou combos para quem deseja se produzir no período Carnaval. "Essa procura está crescendo bastante e a nossa expectativa é positiva para o período, inclusive vamos fazer horário de atendimento diferenciado nos dias de Carnaval. Vamos oferecer uma maquiagem mais colorida, com produtos diferentes, com neon e glitter. E também combos de produção de cabelo e maquiagem, com cílios e glitter, que não vai derreter, e por um valor de R$ 150", explica Maria Faria, sócia do empreendimento ao lado de Monique Seara. Além disso, o espaço, no Espinheiro, vai vender acessórios para a cabeça e produtos como glitter. "A pessoa já sai com a produção toda pronta. A expectativa é aumentar as vendas em 50% em relação a dezembro, que é um mês de movimento", conclui.

Shoppings apostam em lojas pop up e feirinhas

Os shoppings também estão apostando alto nas vendas impulsionadas pelo Carnaval e as expectativas são positivas para o período. Os grandes centros de compras estão preparando ações voltadas para a folia de Momo, confira:

Shopping Recife
O mall contará com uma feirinha de Carnaval, o Carnaval de Talentos com produtos e itens para carnaval confeccionamos pelos artesãos do entorno, o quiosque e a Central da Folia. Além disso, o Shopping Recife serve como um hub de serviços, de compras a alimentação, além de ponto para transfer para os polos de folia, compra e retirada de ingressos e abadás.

Tacaruna
A loja pop up Customizações Reparu's estará no shopping de 22 de janeiro até o Carnaval, com foco na customização. O serviço custa a partir de R$ 50. O espaço também vai vender peças como saias, croppeds e vestidos longuetes.

Guararapes
A partir de 1º de fevereiro, o centro de compras terá uma feira de Carnaval, com fantasias, adereços e artigos carnavalescos disponíveis até o dia 22 de fevereiro. Já a loja de customização já está de portas abertas. A expectativa é crescer 7% no fluxo de cliente sobre o mesmo período de 2019.

Patteo Olinda
A Associação dos Artesãos de Olinda (Assarte) montou uma feira de artigos para o Carnaval no shopping, com a exposição de cerca de 50 artesãos pernambucanos. A feira segue até 29 de fevereiro.

Paulista North Way
A partir de 1º de fevereiro, acontece a terceira edição do Expo Carnaval, com fantasias, acessórios e produtos artesanais com mais de 20 expositores. A expectativa de crescimento é de 15% em relação ao ano passado.

Costa Dourada
O centro de compras vai promover o Bloco do Costinha, no dia 20 de fevereiro. Além disso, acontecerão bailinhos de Carnaval entre os dias 15 e 20 de fevereiro. A expectativa é que as vendas cresçam 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Camará
Entre os dias 3 e 29 de fevereiro, haverá uma feirinha artesanal, com produtos como acessórios para cabelo, maquiagem, bijuterias e fantasias para crianças e adultos. A expectativa de alta nas vendas é entre 8% e 9% e no fluxo, de 17%, sobre 2019.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL