Economia

Ricardo Vieira foi recebido ontem, no Diario, por Sérgio Jardelino/Foto: Leandro de Santana

Em visita ontem ao Diario de Pernambuco, ele afirmou que a Black Friday deste ano foi um Natal antecipado para a empresa e superou as vendas de 2018. “Estamos com maior credibilidade, oferecemos ofertas reais entre a meia-noite da quinta e a meia-noite da sexta-feira com nossos três principais produtos: dados no pós-pago, smartphones e fibra. Esperamos que o mesmo movimento se repita no Natal”, diz Vieira, lembrando que a chegada da fibra este ano favorece o crescimento que não pode ser comparado, totalmente, com o do ano passado.
Franquias Vivo
Segundo Ricardo Vieira, A Vivo é líder no market share do Nordeste com 27,3% em telefonia móvel no pós-pago e 26,3% em banda larga em fibra e registrou um aumento de 27,5% de novos clientes na região, em 2018 – quando ainda não tinha fibra. Em Pernambuco, a empresa detém 35%,96 da banda larga fixa e, segundo Vieira, “há espaço para crescer100% em um ano”.
A operadora, que está investindo R$ 26,5 bilhões em serviços de internet por fibra e em telefonia móvel no país entre 2018 e 2020, trabalha com planos para ampliar a chegada da digitalização e banda larga de alta velocidade em cidades pequenas, de 20 mil a 100 mil habitantes. “A meta é chegarmos a 500 novas cidades em três anos”, afirma Ricardo Vieira. Os caminhos partem de dois novos projetos apresentados no mês passado ao mercado: as franquias Vivo e parcerias para construção de redes de fibra (FTTH), uma forma de reduzir o investimento e ampliar a presença. Dona das marcas Vivo e Terra, a Telefônica passa a franquear sua marca e experiência na expansão de banda larga por fibra, ampliando sua capilaridade por meio de parceiros. Na prática, a Vivo cede o uso de backbone, catálogo de produtos e a marca, enquanto as empresas locais ficam responsáveis pela construção das redes de fibra ótica na região.
Os planos da Vivo são vistos como uma reação ao crescimento dos 14,1 mil provedores regionais atuantes em todo o país e que detêm, juntos, 31,5% da clientela de banda larga, fatia maior que a da Claro, dona da Net (29,2%), Vivo (22,2%) e Oi (17,1%). Os provedores abocanharam 10,3 milhões de assinantes, seguidos por Claro (9,5 milhões), Vivo (7,2 milhões) e Oi (5,6 milhões). Os dados são de setembro passado e foram compilados pela consultoria Teleco a partir da base da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A pesquisa mostrou também que os provedores regionais são líderes de mercado em 3.509 municípios, forte avanço em comparação com dois anos antes, quando lideravam em 2.523. (Com Agência Estado)
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