° / °

Economia
Legalização

Aprovação de projetos de prevenção e combate ao incêndio com acompanhamento

Há oito anos com experiência em Pernambuco, Fire Project expande negócios e projeta crescimento de 20%

Publicado: 22/12/2019 às 08:00

/

/

Elaboração e aprovação de projetos de prevenção e combate ao incêndio e outros alvarás. Foi neste nicho de mercado que a Fire Project viu uma oportunidade.  A empresa está há quase oito anos neste segmento, onde nasceu com outra razão social, porém, por motivos estratégicos, criou esta marca que vincula o nome ao serviço. O objetivo foi um só: aproximar-se ainda mais do seu nicho de mercado. Ainda como parte do processo de expansão, a empresa irá inaugurar, sua filial em São Paulo, onde está a maioria da base de seus clientes. Para 2020, a meta é que a empresa registre um crescimento de 25%.

“Recebemos sempre demandas de assessoria e legalização de empresas. Há casos em que empresas se instalam, montam suas equipes de trabalho, contratam funcionários, divulgam nas mídias, instalam publicidades, mas esquecem da legalização. E este é um processo delicado. Há uma série de documentos que precisam ser avaliados, analisados e posteriormente remetidos para os órgãos competentes. É por isso que nos especializamos neste segmento”, afirma a arquiteta e engenheira de segurança, Isabella Cirne.

A empresa realiza assessorias em trâmites para realização de projetos como, por exemplo, projetos de prevenção e combate ao incêndio, alvarás de localização e funcionamento, plantas arquitetônicas, entre outros. Dentro do escopo de trabalho, siglas como AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e AR (Atestado de Regularidade) se tornam comuns, assim como todo o processo para emissão desses documentos. 

“São processos recheados de detalhes, mas com a técnica e conhecimento do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, os projetos são avaliados e aprovados. Inclusive, é bem comum empresas nos solicitarem apoio para que continuemos projetos que tiveram início anteriormente com outros profissionais, mas que por inexperiência destes, acabaram por deixá-los pelo meio do caminho mesmo que sem aprovação e, o que é pior, muitas das vezes com valores pagos”, ressalta o projetista da Fire Project, Flávio Junior.

De acordo com Isabella Cirne, um avanço no segmento foi o processo de automatização do sistema do Corpo de Bombeiros. “Desde janeiro, os processos são enviados via sistema, devolvidos também pela mesma plataforma do órgão e carimbados por assinatura digital. Foi um avanço. Quem é da área sabe o custo de plotagem que todos tinham e hoje é praticamente nulo. O agendamento com o analista também é feito de forma digital. Então, para que tudo flua com maior rapidez, a queixa que temos é, de fato, sobre a lentidão nas devolutivas das análises, que é estimado em 30 dias. Mas, temos certeza que é algo que estão trabalhando”, comenta.

Já nas prefeituras, as análises de alvarás também são eletrônicas e o tempo de resposta é muito bom, mas para o deferimento do processo, dependendo da tipologia da empresa, diversos documentos podem ser solicitados. “Apesar disso, o processo também é todo eletrônico, o que facilita”, diz Isabella.

Sobre a filial de São Paulo, que será inaugurado no primeiro semestre, o projeto nasceu de uma demanda dos próprios clientes. “Muitos têm sede lá e nós atendemos a filiais aqui. Então, nos solicitaram que estivéssemos mais próximos. Acreditamos que seja uma boa oportunidade até para a prospecção de novos clientes”, pontua Isabella Cirne.

Serviço:
Fire Project
www.fireproject.com.br
Fone: 3266-2555 / 9 9710-0846
E-mail: [email protected]

Mais de Economia