Diario de Pernambuco
Busca

EVENTO

Visit. Pernambuco deve reunir mais de 300 agentes do turismo em Porto

Publicado em: 14/11/2019 08:13 | Atualizado em: 14/11/2019 08:46

Evento foi apresentado à diretoria do Diario de Pernambuco. (Foto: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto)
Evento foi apresentado à diretoria do Diario de Pernambuco. (Foto: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto)
Cenários de sol, praias de águas quentes e um rico manancial de belezas naturais. Características do Litoral Sul de Pernambuco que resistiram aos recentes episódios da presença de óleo em território marítimo nordestino. Que atraem, tradicionalmente, uma grande quantidade de turistas nacionais e internacionais (1,2 milhão de visitantes por ano) e devem continuar despertando a atenção, além deste público, de operadores, agentes de viagens e imprensa. Agentes deste segmento econômico que devem marcar presença na primeira edição do Visit.Pernambuco – Travel Show, evento que acontece de 24 a 27 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Armação, em Porto. O encontro, promovido pela Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, com apoio da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, visa reforçar a vocação turística do balneário, e divulgar este e outros destinos, além de fomentar negócios.

O Visit.Pernambuco deve reunir mais de 300 profissionais de turismo, entre buyers e suppliers (compradores e fornecedores) antes mesmo do início do encontro. A partir do dia 22, anteriormente à abertura oficial do evento, os participantes farão um tour pelos destinos de Recife, Olinda, Fernando de Noronha, Cabo de Santo Agostinho e Tamandaré (Carneiros). Até o momento, 23 países já confirmaram participação, a exemplo de Ucrânia, Hungria, França e Itália. A expectativa dos organizadores é de um retorno financeiro de R$ 100 milhões em negócios no evento que teve investimento de 1,2 milhão.“O objetivo é tanto trazer operadores tradicionais, que já operam conosco, quanto captar novos e internacionais. Queremos abrir as opções para outros mercados como o do Chile, por exemplo, latente desde a abertura do voo diretor Recife-Santiago, em julho. Por experiência, percebemos que em todos os destinos onde passou a haver voo direto, foi automático o crescimento do turismo, como aconteceu com Argentina e Uruguai. Sem dúvida, será algo para aumentar o leque de possibilidades comerciais que poderemos ter no futuro”, ressalta o presidente do Porto de Galinhas Convention, Eduardo Tiburtius, ontem, em visita ao Diario Pernambuco, onde foi recebido por Carlos Frederico Vital, Tadeu Aguiar, respectivamente, presidente e vice do jornal, e Gabriela Vital, assessora da presidência. Ele lembra que a vinda do público argentino caiu 30% devido à crise, principalmente desde março deste ano, mas que ainda é o principal turista internacional do local.

Brenda Silveira, diretora executiva do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, reafirmou a importância do evento para o setor do turismo que, apenas em Porto de Galinhas, gera aproximadamente 30 mil empregos. “É uma área que valoriza a economia interna e na qual 80% dos empregos não necessitam de alta qualificação. Em um país como o nosso, isto absorve boa parte da mão de obra local. Então, é uma estratégia de crescimento importante para a região”, afirma.

Turismo Summit - O objetivo da ação do Sebrae, em parceria com o Trade Turístico de Porto de Galinhas, é investir na capacitação de toda a cadeia produtiva do turismo, com a realização de palestras. Haverá, ainda, uma ação do governo federal, por meio do Ministério do Turismo e da Embratur, intitulada de Visit.Nordeste. Um espaço que reunirá estados e representantes de outros destinos nordestinos, como forma de fortalecer o turismo na região. Dentre os principais temas a serem abordados estão criatividade, futuro do turismo, gestão e vendas. Todas as palestras serão realizadas nos dias 25 e 26, a partir das 14h, no Centro de Convenções do Hotel Armação. A programação completa pode ser conferida no site www.turismosummitpg.com.br. Os ingressos custam a partir de R$ 100.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL