Diario de Pernambuco
Busca

EVENTO

Produtores de queijo artesanal pernambucanos são premiados por Frente Parlamentar

Publicado em: 19/11/2019 22:14

 (Foto: Evane Manço/Alepe)
Foto: Evane Manço/Alepe
Nesta terça-feira (19), a Frente Parlamentar da Bacia Leiteira da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) premiou os vencedores do “Circuito Pernambucano de Queijos Artesanais 2019”. A competição, que teve quatro etapas realizadas ao longo deste ano, funciona como um importante estímulo ao segmento.

O evento da premiação ocorreu no Espaço de Leilões da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), integrando a programação da 78ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.

Além da premiação das categorias queijo coalho e queijo manteiga - com certificado e medalhas de ouro, prata e bronze para o primeiro, segundo e terceiro colocados respectivamente -, também foi divulgada a lista nomeada Top 10 dos produtores.

As empresas produtoras de laticínios que conquistaram a primeira colocação foram a Leite Nobre (queijo coalho artesanal) e a Luiza (queijo manteiga). Agora, as medalhistas de ouro lideram a lista dos 10 melhores produtores.

Romildo Albuquerque, da Leite Nobre, afirma: “Tenho uma satisfação pessoal com a premiação, mas minha maior satisfação é com a qualidade do produto, que vem melhorando muito em função desses concursos”. 

“É um reconhecimento e temos que agradecer aos nossos colaboradores, fornecedores e principalmente à Alepe, que foi um dos maiores apoiadores”, conta Leidisvaldo Almeida, proprietário da Luiza.         

Para o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), a premiação representa mais uma parceria importante do Legislativo com instituições respeitadas e com um setor que merece toda a atenção do serviço público. “É um incentivo aos que vivem na região de produção do leite e do queijo, para que possam constituir sua empresa e, dessa forma, engrandecer o trabalho”, pontua.

Participaram do evento também representantes de órgãos como o Sebrae, Adagro e Itep e de secretarias estaduais, além de produtores e parlamentares da Alepe.

O presidente do Sindicato dos Produtores de Leite do Estado (Sinproleite), Saulo Malta, afirma que a articulação da Frente Parlamentar da Bacia Leiteira tem facilitado o acesso do produtor ao órgão fiscalizador, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), e, através de iniciativas como o Circuito de Queijos Artesanais, impulsiona o crescimento do segmento.

Atualmente, Pernambuco possui 41 queijarias artesanais legalizadas (ou seja, com registro definitivo), 35 com registro provisório e outras 50 sendo capacitadas pela AD Diper e pelo Sebrae.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL