Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Economia

FESTA

Parador Serrambi abre o verão com cultura

Publicado em: 15/11/2019 10:29 | Atualizado em: 15/11/2019 10:36

Intervenções culturais e música no mesmo espaço. (Foto: Vanja Lúcia Bormann / Divulgação)
Intervenções culturais e música no mesmo espaço. (Foto: Vanja Lúcia Bormann / Divulgação)
Oficialmente, o verão no Brasil tem início em meados de dezembro. No Nordeste, em que muitos costumam dizer que há “um sol para cada pessoa” durante boa parte do ano, o calor já está mais forte e as festas começam a celebrar a abertura do verão. É o caso do Parador Serrambi, que acontece hoje e traz atrações como feira de artesanato, apresentações de capoeira e shows. Trata-se de uma iniciativa privada de seis empreendedores independentes do local com o objetivo de oferecer uma experiência diferenciada a veranistas, visitantes e turistas que frequentam a praia. O evento, gratuito, acontece no Parador, que fica localizado na entrada da vila dos pescadores.

O local dispõe de atrativos como espaço de estacionamento para uma média de 50 veículos e área extensa para feira de artesanato. Um terraço ao ar livre que abriga operações como Villa Bistrô, La Drinkeria e Crocks Frio Sorvetes, a loja de conveniência Express Shop e a Serrambi Segurança Patrimonial. Haverá apresentações e intervenções culturais, exposição de arte, música e dança, com a garantia de serviço de segurança privado.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Gustavo Lira, o objetivo do encontro é levar a Serrambi uma alternativa de turismo cultural, sustentável e no qual a comunidade esteja envolvida. Conta que o investimento dos empreendedores foi baixo justamente também pelo poder de articulação com a comunidade que se envolveu em tarefas voluntárias como a construção das barracas com materiais da região, por exemplo. “Tínhamos justamente a perspectiva desta participação na formulação de um projeto novo. Serrambi não tem uma vultosa escala turística. Dispomos de pequenas hospedarias, acomodações, e uma tênue participação econômica do turismo. Então, queremos gerar a capacidade de trazer turistas que extrapolem a área de Porto de Galinhas e possam ter nossa comunidade como destino especial. Isto ainda melhora a autoestima da comunidade e abre espaço para os talentos da região”, afirma. Durante o fim de semana, segundo Gustavo, a região de Serrambi costuma receber cerca de duas mil pessoas. 

O que é um parador - elemento típico de determinados tipos de cidades ou áreas urbanas localizadas próximas ao mar ou a qualquer curso de água e que oferecem serviços diversos aos visitantes. O nome remete aos primeiros albergues, que eram apenas paradas ao longo do caminho para que as pessoas pudessem encontrar alguns serviços ou produtos necessários. Atualmente, a palavra é relacionada principalmente a estes espaços praianos que oferecem opções de gastronomia com restaurantes, bares, cafés e lanchonetes, além de serviços relacionados a lazer e recreação, jogos para crianças e até mesmo locais para dançar, principalmente à noite.

Programação:

17h - Feira de artesanato - Artesãs de Serrambi
19h – Capoeira - Graduação (mudança de “faixa” das crianças do Projeto Social Ação e Reação que atende 8 aos 18 anos de Serrambi)
21h30 - Show da Banda Estação do Cais
23h - Show da Banda Os Meninos Vão Tocar
Lançamento da galeria de arte móvel - Juriti Cultural - Art Off Road (Participação especial durante todo o evento)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A importância de um atendimento farmacêutico correto
Primeira Pessoa com Padre Reginaldo Veloso
Sobre Vidas: Casinha - Associação dos Amigos da Vila do Papelão
Dp Auto no Jeep Experience
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco