declaração 'Inflação baixa quer dizer que o Brasil tem condições de baixar juros', afirma Paulo Guedes

Por: Danielle Santana - Diario de Pernambuco

Por: Agência Brasil

Publicado em: 10/10/2019 07:59 Atualizado em:

Evaristo Sá/AFP
Evaristo Sá/AFP
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (9), que o resultado do índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de setembro, com deflação de 0,04% e baixa inflação no acumulado indicam a possibilidade do país de reduzir a taxa de juros. 

“Inflação baixa quer dizer que o Brasil tem condições de baixar juros”, afirmou o ministro a jornalistas logo após uma visita institucional ao jornal Folha de S. Paulo. “O que está acontecendo é que a economia está começando a crescer e com a inflação baixa”, finalizou.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o oficial do país, registrou deflação (queda de preços) de 0,04% em setembro deste ano. A taxa é menor que as inflações de 0,11% de agosto último e de 0,48% de setembro do ano passado.

Segundo dados divulgados na quarta-feira (9), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial do país acumula 2,49% no ano e de 2,89% em 12 meses.

Leia mais: 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.