Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Projeção

Campos Neto à CNBC: 'Há ainda espaço para juros menores'

Publicado em: 17/10/2019 22:17

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil )
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reforçou em entrevista à emissora americana CNBC que, na comunicação oficial da autarquia, "dissemos que há ainda espaço para taxas de juros menores, baseadas em nossas projeções".

Ele apontou que a cada reunião do Copom são consideradas todas as variáveis, no contexto dos cenários externo e interno, sendo que para este último há um foco especial para o desempenho do PIB e da inflação. "Pensamos que precisamos ter taxas de juros estimulativas."

Para Campos Neto, as taxas de juros baixas de curto e longo prazo permitem que o País passe a financiar projetos de infraestrutura com recursos privados.

Campos Neto afirmou que o Brasil tem "boa posição" para crescer de forma saudável em 2020. "Tivemos 3 choques que retiraram muito do crescimento em 2019 e que não ocorrerão no próximo ano. Estamos bem posicionados para crescer de uma forma saudável, com dinheiro privado", afirmou

De acordo com o presidente do BC, os três choques foram: a crise da Argentina, que impactou o PIB nacional em cerca de 0,2 ponto porcentual; a tensão comercial internacional, que gerou efeitos negativos de 0,2 ponto porcentual; e a tragédia da barragem da Vale em Brumadinho, que reduziu o crescimento em 0,25 ponto porcentual.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Segundo turno em PE: João Campos é eleito prefeito do Recife
Polícia Federal caça responsáveis por tentativa de ataque ao sistema do TSE
Apesar de empate em pesquisas, João Campos confia em vitória
Marília Arraes tem agenda intensa no dia que decide a eleição no Recife
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco