Diario de Pernambuco
Busca

Operação

BRF sofre dano mínimo na Bolsa após nova fase da Carne Fraca

Por: FolhaPress

Publicado em: 01/10/2019 19:51

Foto: Nelson Almeida/AFP
 (Foto: Nelson Almeida/AFP
)
Foto: Nelson Almeida/AFP (Foto: Nelson Almeida/AFP )
As ações da BRF fecharam em leve queda nesta terça-feira (1º), após nova etapa da operação Carne Fraca ser iniciada com apoio de delações de funcionários da companhia.

Os papéis chegaram a cair 1,8% no começo do pregão, mas terminaram o dia com perdas bem mais modestas, de 0,57%, a R$ 37,99.

A Polícia Federal do Paraná cumpriu mandados de busca e apreensão contra fiscais do Ministério da Agricultura que teriam recebido propina para atuar em favor de empresas.

A investigação teve como base a colaboração da BRF, que indicou ao menos 60 auditores agropecuários que teriam recebido cerca de R$ 19 milhões. A BRF teria interrompido a prática em 2017. 

Segundo analistas do mercado financeiro, o impacto sobre o valor de mercado da companhia deve ser de curtíssimo prazo. 

"Como a companhia está colaborando com as autoridades para apurar as investigações que aconteceram no passado, esperamos impacto reduzido para as operações da companhia no médio prazo", escreveu a corretora Guide em relatório.

Para Carlos Daltozo, chefe de renda variável da casa de análises Eleven Financial, o impacto dessa operação é menor porque as informações estão organizadas.

"Nas outras vezes houve muita confusão, como a da carne com papelão", afirma em referência às polêmicas sobre a primeira etapa da operação.

Ele diz ainda que essa etapa tampouco deve ter impacto sobre a imagem do setor de carnes no exterior.

O setor se beneficia, ainda, de um bom momento para exportadores de carnes, reflexo da peste suína na China, que dizimou rebanhos no país e elevou a demanda pelo produto de outros países.

As ações da BRF acumulam valorização de mais de 70% neste ano. A JBS sobe 184% em 2019, Marfrig, 113,4%, e Minerva, 99,4%.

Dalzoto lembra ainda o anúncio feito pela JBS na noite de segunda, de que a companhia quitou antecipadamente uma dívida contraída na época do 'Joesley Day', é um sinal de que o momento é muito positivo para empresas do setor.

"O cenário de médio prazo favorável para todas elas [empresas frigoríficas]", completa o analista.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL