Diario de Pernambuco
Busca

CAPACITAÇÃO

Agências do Trabalho receberão capacitação para atender público jovem

Publicado em: 21/10/2019 17:44 | Atualizado em: 21/10/2019 17:53

Os profissionais receberão treinamento num acordo de cooperação com a NEO Brasil. Foto: Marcelo Soares/Arquivo DP
A NEO Brasil, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, inicia, nesta terça (22), uma capacitação dos colaboradores que atuam na intermediação da mão de obra nas Agências do Trabalho e dos seus captadores externos – profissionais que buscam as vagas de emprego junto às empresas. O objetivo é fortalecer o desempenho desses atores junto aos jovens que procuram trabalho em todas as unidades das agências em Pernambuco, por onde passam mais de 600 mil pessoas ao ano.

Do dia 22 ao dia 24, os intermediadores passarão pelo treinamento. De 29 de outubro a 01 de novembro, é a vez dos captadores. O papel do pessoal da intermediação é manter contato com todas as agências, seja da Região Metropolitana do Recife ou do interior, tirar dúvidas dos colaborares, supervisionar e dar atenção às demandas internas simples e complexas. A função do captador de vagas é se deslocar, ir às empresas, vender os serviços das agências, receber o perfil de profissional que o empregador deseja e enviar para a Central de Vagas. Esse trabalhador, dependendo da exigência da empresa, pode passar por uma seleção com os psicólogos dentro da própria Agência do Trabalho. Atualmente, são 24 agências espalhadas em Pernambuco e cinco que funcionam dentro dos Expressos Cidadãos.

“Vamos reforçar o desempenho com empresas para a captação de vagas de trabalho para a nossa população jovem, em especial aos nossos jovens beneficiados pelo projeto NEO, oriundos das escolas técnicas da Secretaria de Educação e do SENAI. Além disso, pretendemos aperfeiçoar as competências pessoais e técnicas dos profissionais da SETEQ na implementação de serviços de orientação, intermediação, apoio à inserção laboral dos nossos jovens na rede de atendimento das Agencias do Trabalho do Governo do Estado de Pernambuco”, declarou o secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão.

De acordo com a coordenadora geral do NEO Brasil, Neylar Coelho Vilar, o grupo está presente em 10 países, entre eles o Brasil, com uma iniciativa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para uma cooperação que possibilite o ingresso no mercado de trabalho de jovens pernambucanos. Pernambuco foi o Estado escolhido no em virtude das políticas públicas implantadas na área de educação.

As agências que participarão, neste primeiro momento, são Boa Vista, Gerinter, Bezerros Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Nazaré, Vitória, Paudalho, Paulista, Palmares, Salgueiro, São Lourenço e Petrolina.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL