Diario de Pernambuco
Busca

INDÚSTRIAS

UFRPE realiza encontro com indústrias no Cabo

Publicado em: 16/09/2019 16:59 | Atualizado em: 16/09/2019 17:06

Evento busca soluções inovadoras para demandas dos polos industriais do Estado e formação de mão de obra qualificada. Foto: Divulgação.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco realiza o I Conecta UFRPE, nesta terça (17), às 8h,  no auditório da torre A da UACSA, situado na Rua Cento e Sessenta e Três, nº 300, Garapu, no Cabo. A iniciativa do Campus das Engenharias da UFRPE pretende aproximar a universidade das empresas para discutir projetos de inovação tecnológica que desenvolvam os polos industriais pernambucanos e auxiliem na formação de uma mão de obra qualificada para atuar nesses segmentos. Estarão presentes 15 empresas do Complexo Portuário de Suape, o grupo Cornélio Brennand e fornecedores do conglomerado FCA (Fiat Chrysler Automobiles), representantes do Governo do Estado com professores e alunos da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) da Rural. As 120 vagas do evento já estão esgotadas. 

Haverá apresentação das empresas com suas respectivas demandas, um brainstorming coletivo, mesa redonda e salas temáticas. "Nas salas temáticas, pesquisadores apontarão possíveis caminhos para solucionar as demandas específicas trazidas por cada empresa, resguardando os segredos industriais ali tratados", afirma Rafael Alves, presidente da Comissão de Relações Institucionais da UACSA, organizadora do encontro. "Deve-se ressaltar que esse time é composto por 100% de pesquisadores com doutorado nas áreas de Engenharia de Materiais, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Civil, Física, Química e Computação", complementa o vice-presidente da Comissão, Adriano Marques.

Segundo o diretor da UACSA, Marcos Oriá, a expectativa é firmar parcerias. "Que elas possam viabilizar as soluções que agreguem valor para as empresas e, consequentemente, contribuam para o progresso do Estado", assevera. A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, reforça que o I Conecta é uma iniciativa pioneira, que corrobora com a missão institucional da UACSA, em fortalecer o desenvolvimento dos polos empresariais de Pernambuco. "Seja pelos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, seja pela formação de recursos humanos altamente qualificados capazes de solucionar problemas reais, gerando ganhos sociais imprescindíveis nesse momento que o país atravessa", conclui.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL