Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Economia

AGRINORDESTE

Recife recebe a maior feira indoor de agronegócio do Norte e Nordeste

Publicado em: 20/09/2019 18:14 | Atualizado em: 20/09/2019 18:20

Encontro acontece de 24 a 26 de setembro no Centro de Convenções. Foto: Divulgação
A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) realiza de 24 a 26 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), a 27ª edição do Agrinordeste, o maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste. Em 2019, a mostra ocupará uma área de mais de nove mil metros quadrados no Pavilhão de Feiras, registrando um crescimento de 33% em relação a 2018. O evento, que é gratuito e aberto ao público, deve receber mais de 40 mil visitantes.

O Agrinordeste promove a realização do Seminário sobre a Modernização do Setor Primário, este ano, com 86 palestras, tratando de assuntos relacionados à apicultura, atualidades, avicultura, bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, caprinovinocultura, floricultura, fruticultura, horticultura, paisagismo, horticultura e turismo rural. Pela primeira vez, o Seminário será realizado também no Pavilhão de Feiras do Cecon, possibilitando maior interação entre as atrações do Agrinordeste. As palestras ocorrerão, simultaneamente, em nove auditórios, com expositores de todo o Brasil. Na ocasião, os participantes terão acesso a informações atualizadas de mercado, tecnologias e políticas públicas. Ainda no Seminário, ocorre o 2º Encontro dos Contabilistas, na terça-feira (24). O evento conta com palestras voltadas para profissionais da área de contabilidade, Recursos Humanos, Departamento de Pessoal e alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Economia e Direito. Serão abordados os seguintes temas: Imposto Territorial Rural (ITR); Previdência Social e Senar, além de Contabilidade e Agronegócio: Inovações e Perspectivas. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC) e da Receita Federal. 

A Arena Agrinordeste é uma das atrações da mostra, onde serão realizadas as oficinas de trabalho do Agripet. Dentre os assuntos das capacitações estão A estrutura e os Tipos de pelos de cães; Banhos e Pós Banho; Cuidados Especiais com Cães Idosos; Técnica para Banho em Gatos, Tipos de Tosa (higiênica, tesoura, carneirinho, verão). Haverá, ainda, oficinas de Adestramento de Cães; de Agility de Cães; Adestramento e Demonstração de Cão Guia; Adestramento e Demonstração de Cão Faro e de Corrida de Cães. Já as apresentações dos caninos adestrados darão um show à parte. Na área de cavalos, serão realizadas Oficina de Doma Gentil para Equinos.

A Feira de Produtos do Campo receberá caravanas de empresas de todo o Nordeste, trazidas pelo Sebrae, ofertando aos visitantes artigos de qualidade diretamente das fazendas como produtos lácteos, avícolas, derivados dos caprinos, ovinos e suínos, além de hortifrutis, vinhos, mel, sucos integrais, flores, plantas ornamentais e medicinais, entre outros.  Esse espaço também abrigará fornecedores de implementos agrícolas, insumos agropecuários e agroindustriais, além de serviços e tecnologias para os produtores rurais.
Dentre os espaços integrados à feira estão os 40 estandes do Programa Brasil Mais Cooperativo, iniciativa do Ministério da Agricultura. A iniciativa viabiliza a comercialização de produtos de cooperados participantes, vindos de diversas partes do País.

Outra nova área é o Espaço Moda Country, que reúne estandes e desfiles, com a participação de empresas do Polo de Confecções do Agreste, focados no conceito presente e inovador na moda. Os expositores apresentarão as tendências do setor, nas áreas de vestuário, calçados e acessórios. O Agrinordeste também representa a gastronomia nacional em três eventos – Sabor do Campo, Show de Lácteos e Show de Churrasco. O Sabor do Campo inclui seminário, aulas-show, e o concurso de “Novos Talentos”, além de da presença de renomados chefs do País. Para as aulas-show, os gastrônomos convidados ensinarão receitas conhecidas das cozinhas e paladares da região, mas sempre trazendo novas experiências e combinações. A mostra conta, ainda, com palestras de Roberto Ravioli, ícone da cozinha italiana e destaque do programa “É De Casa”. A chef curitibana Manu Bufara também se apresentará no Sabor do Campo. Ela ministra a palestra “Inspirações e lições de uma jovem cozinheira”, na quarta-feira (26).

Outra atração são os 16 estandes dos chefs locais na praça de alimentação do Sabor do Campo. Aberta ao público, a área reúne várias opções de comidas, com a assinatura dos profissionais. Já para os estudantes de gastronomia, o concurso de Novos Talentos, coordenado pelo conhecido pernambucano, César Santos, é uma grande oportunidade para revelar nomes para o mercado. A ação é dividida em três etapas, onde os candidatos são desafiados a apresentarem trabalhos de excelência. Outro ponto importante da competição é a utilização de ingredientes regionais disponíveis na Feira de Produtos do Campo, integrada ao Agrinordeste, e de pelo menos um produto lácteo. Na bancada do Sabor do Campo, haverá nomes como Cláudio Manoel, Rafael Andrade, Carmem Virgínia, Heleno Jr, Yuri Machado, Hellida Kelsch, Claudemir Barros, Luciana Sultanum, Alcindo Queiroz, Anna Corina, Lúcia Soares, Thiago das Chagas, Nina Burkhardt, Leandro Ricardo e Rapha Vasconcelos.

Já o Show de Lácteos premiará os melhores produtos derivados da região. As categorias a serem julgadas são os queijos tipo coalho A e B, queijo de manteiga, queijo inovação e doce de leite. Várias características do produto, tais como aparência, consistência e sabor serão avaliados por profissionais de imprensa, universidades, indústrias e serviços de inspeção, atestando a qualidade dos competidores. O 1º colocado, de cada categoria, ganhará uma premiação surpresa. Já o 2° colocado receberá certificado de classificação e os demais certificados de participação. Os visitantes do Agrinordeste ainda poderão adquirir os lácteos da competição.

Uma das novidades desta edição é o Show de Churrasco, com oficinas do Embaixador do Churrasco, Mauro Camargo, vindo do Rio Grande do Sul, para ensinar como preparar adequadamente diversos tipos de churrascos, com variadas carnes e cortes. Também haverá oportunidade para degustar os assados, compartilhar dicas e esclarecer dúvidas.

Pelo segundo ano consecutivo, a Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana) será realizada no Agrinordeste, com apoio da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf) e Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-açúcar de Pernambuco (Sindicape). Em sua sétima edição, a feira contará com estandes de insumos, equipamentos e máquinas voltadas para o setor. Propiciará também, no Seminário, palestras com especialistas locais e nacionais. As temáticas das apresentações tratam de manejo, mercado e legislação do setor canavieiro.

O destaque político do evento é a realização inédita da Reunião Itinerante da Diretoria-Executiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na quarta-feira (25), às 9h. Além da pauta com temas de caráter administrativo e político-institucional da CNA, os dirigentes das Federações da Agricultura da Região Nordeste terão a oportunidade de apresentar as demandas e desafios da agropecuária de seus estados. À tarde, às 15h, o encontro é com presidentes de sindicatos e lideranças dos diversos segmentos da agropecuária pernambucana.

O evento conta com o apoio do Sebrae Pernambuco, Confederação da Agricultura, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE), Governo Federal, por meio do Banco do Nordeste e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sistema OCB e Governo de Pernambuco, por meio da Empetur e AD Diper

Os interessados em participar gratuitamente devem se cadastrar no site: www.agrinordeste.com.br Mais informações pelo telefone (81) 3312-8989, de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail agrinordeste@faepe.com.br.

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
João e os 50 anos de colunismo social
Comerciantes e moradores da várzea pedem por saneamento básico
Saúde bucal na adolescência
Primeira Pessoa com Wladimir Reis
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco