Diario de Pernambuco
Busca

estatal

Projeto de lei para privatizar Eletrobras chega ao Congresso ainda este mês, diz ministro

Publicado em: 09/09/2019 14:02

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta segunda (9) que o governo deve enviar ao Congresso ainda este mês o projeto de lei que garante as bases para a privatização da Eletrobras. Segundo ele, o objetivo é aprovar o tema ainda em 2019.

O modelo será semelhante ao proposto no governo Michel Temer, com a venda de ações da companhia no mercado, em um processo chamado de capitalização. A União não acompanhará a oferta e, portanto, terá sua participação diluída.

A ideia é manter uma fatia entre 30% e 40% da companhia, disse Albuquerque, em entrevista após evento em Belo Horizonte. A proposta estabelece limite de 10% para a participação de cada acionista privado.

Albuquerque não quis falar em valores. No modelo apresentado por Temer, o objetivo era arrecadar R$ 12 bilhões com a venda de ações para que a Eletrobras pagasse bônus para alterar o modelo de venda de energia de suas usinas, passando a praticar preços de mercado.

O ministro defendeu que a privatização da estatal será boa para o consumidor, pois dará à empresa mais capacidade para investir. "A Eletrobras perdeu a capacidade de investimento e está perdendo sua participação no mercado", argumentou.

Ele afirmou ainda que tem ouvido manifestações de interesse de investidores internacionais, citando como exemplo interessados da China, Estados Unidos, Espanha e Itália. "Estamos trabalhando em um modelo mais atrativo para o investidor", disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL