Diario de Pernambuco
Busca

Incentivo

Plataforma gratuita para ajudar a economizar energia

Publicado em: 20/09/2019 08:11

A Cervejaria Ambev acaba de lançar o Save Energia (SaveE), uma plataforma online e gratuita para ajudar outras empresas de Pernambuco e de todo o Brasil a reduzirem o consumo de energia elétrica em suas operações. O programa compartilha boas práticas acumuladas pela cervejaria. 
A empresa precisa se cadastrar na plataforma, responder algumas perguntas sobre a sua operação e receber um diagnóstico do seu consumo de energia. Em seguida, a ferramenta gera um plano de ação personalizado para a realidade da companhia, com tarefas e orientações claras para economizar. A partir disso, a empresa pode monitorar periodicamente os resultados e estabelecer metas de redução.
“Decidimos compartilhar nossos conhecimentos em gestão de energia elétrica porque entendemos que não se constrói um mundo melhor sozinho e, desta forma, todos ganham: as empresas, cujas operações se tornam mais econômicas, e o meio ambiente”, afirma Wellington Catosso, especialista de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev. “Nós somos apaixonados por duas coisas: cerveja e sustentabilidade. Estamos sempre de olho em oportunidades para melhorar nossos processos e nossa eficiência” continua o executivo.
Desde 2010, a companhia reduziu em 13% o seu consumo de energia na produção de cervejas, refrigerantes, sucos e outras bebidas. A companhia planeja chegar em 2025 com 100% da energia usada vindo de fontes renováveis. O resultado é fruto de ações e projetos de melhoria e recuperação de equipamentos com foco em eficiência energética. Uma das principais estratégias da Cervejaria Ambev foi a criação de um manual de Eficiência Energética que contém atividades e procedimentos padronizados que são implementados nas cervejarias. As empresas que se cadastrarem no SaveE terão acesso a esse conhecimento. Um exemplo de prática é a substituição de 20 mil luminárias de vapor metálico por LED, o que gerou economia média de 60% na iluminação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL