Like a Boss

Startup vence desafio com criação de um teclado inteligente multifuncional

Publicado em: 16/08/2019 14:39 | Atualizado em: 20/08/2019 14:53

Empresa Tix criou um teclado inteligente multifuncional e um conjunto de acessórios e aplicativos para acessibilidade digital. Foto: Imagem e Arte/Fabrício de Almeida/Divulgação

A startup mineira Tix Tecnologia Assistida foi a vencedora do Desafio Like a Boss, do Sebrae, realizado durante o Startup Summit, em Florianópolis (SC). A empresa criou Teclado Inteligente Multifuncional TiX e um conjunto de acessórios e aplicativos para acessibilidade digital, comunicação, inclusão escolar e reabilitação de pessoas com deficiência. A segunda colocada foi a Medei, uma plataforma inovadora de gestão de desligamento de profissionais, com workflow, gerenciamento de documentos e comunicação. Como prêmio, os representantes dos dois primeiros colocados vão viajar para a China para participar da final do Sino-Portuguese Speaking Competition, em Macao, em outubro.

A solução apresentada pela campeã Tix é um teclado com nove teclas que, ao combinar os botões, ele funciona da mesma forma que um teclado tradicional para garantir acesso mais fácil e rapidamente para escrever ou jogar no computador. Ela serve para pessoas com paralisia cerebral e também para quem não tem mobilidade nos membros superiores. "Para quem não se mexe, tem um acessório que funciona como um botão. A pessoa clica quatro vezes para determinar a velocidade que ela consegue apertar e depois consegue fazer as combinações com os cliques", explica José Rubinger, CCO da Tix.

Apesar de acreditar no seu produto, que levou três anos para ser concluído, vencer o desafio foi uma surpresa positiva para Rubinger. "Vencer não é só importante pelo desafio em si, mas de estar envolvido com o ecossistema do Sebrae. Essas competições costumam procurar empresas que escalam rapidamente, mas a minha escala é um pouco mais demorada, mas quando acontecer vai crescer muito", afirma.

O Desafio Like a Boss teve as etapas seletivas realizadas nos últimos sete meses pot todo o Brasil. Durante os dois dias do Startup Summit, 30 empreendedores pré-selecionados apresentaram os negócios para investidores, aceleradoras e grandes empresas, que avaliaram e escolheram as três melhores startups do ano. Elas receberam uma participação especial no evento Case 2019, com espaço de prospecção no estande do Sebrae no evento, além de mentoria com grandes nomes do mercado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL