Diario de Pernambuco
Busca

FISCALIZAÇÃO

Secretaria da Fazenda fiscaliza sonegação fiscal no Agreste

Publicado em: 23/08/2019 16:32 | Atualizado em: 23/08/2019 16:40

Quipapá é um dos municípios investigados. Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP
A Secretaria Estadual da Fazenda realiza uma ação de fiscalização em Caruaru e municípios vizinhos com o objetivo de incrementar a arrecadação do ICMS decorrente das operações a serem realizadas em 90 empresas dos principais segmentos econômicos da região, selecionadas previamente. Desde o início da semana, a Operação Cidades, como é chamada, está percrrendo o agreste do estado. Já foram interditados dois postos de combustíveis, um estabelecimento de material de construção, dois de confecções e um depósito clandestino contendo produtos alimentícios, situados nos municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte, onde foram encontradas mercadorias comercializadas sem documento fiscal de origem.

Em Bezerros, houve apreensão de uma carga com 15 toneladas de farinha de trigo sem documentação fiscal. Em Quipapá, foi retida uma carga composta de produtos alimentícios, no mesmo local em que foi interditado um depósito de móveis e eletrodomésticos com irregularidades cadastrais e fiscais. Nos municípios de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, a ação também culminou em apreensão de produtos."O trabalho visa coibir a prática da sonegação fiscal e garantir a arrecadação dos impostos estaduais. As atividades passam por diversas verificações, destacando-se a regularidade fiscal das mercadorias, a situação cadastral dos estabelecimentos, emissão dos documentos fiscais, prestação de informações e entrega dos documentos econômico-fiscais, além da cobrança dos débitos fiscais em aberto", explica o diretor de Operações Estratégicas, Luiz Rodolfo Araújo.

A equipe, coordenada pela Diretoria de Operações Estratégicas - DOE, é composta por 46 auditores fiscais da Sefaz-PE e 14 policiais militares, com apoio da Diretoria Geral da II Região Fisca. O diretor ressalta, ainda, que somente após a regularização das mercadorias por parte dos responsáveis, a Sefaz-Pe atuará para que seja providenciada a desinterdição e liberação. A Operação Cidades se estenderá até o final desta semana.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL