Economia

Os fiscais já visitaram várias lojas de shoppings e galerias. Foto: Divulgação / Procon/

Os fiscais já visitaram várias lojas de shoppings e galerias e observaram, principalmente os itens mais procurados para presente. Entre eles, aparelhos de celular e eletrônicos. Segundo o Procon, nos espaços visitados até então, a maior parte de ocorrências é a de falta de preços nas vitrines. "Demos um prazo para que o fornecedor, em até 48 horas, coloque o preço em toda a loja. A partir daí, voltaremos. Então, caso o fornecedor não tiver regularizado a situação, nós fazemos uma autuação", explicou Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife.
Ainda de acordo com ela, o trabalho é, antes de tudo, de conscientização e orientação. “Como sempre, estamos enviando preventivamente nossos fiscais para identificarem eventuais infrações que podem lesar o consumidor. Se houver práticas repetitivas, os fiscais deverão autuar o fornecedor, pois todos já foram orientados”. O Procon lembra que o consumidor deve ser informado previamente das condições em que estão comprando o produto desejado. “O legislador brasileiro editou leis importantes que garantem uma compra segura. Então, os lojistas devem disponibilizar, de forma clara e objetiva, todas as informações que se fizerem necessárias, evitando eventuais conflitos com os consumidores”, finaliza.
Neste momento de compras, algumas dicas: é importante exigir sempre a nota ou cupom fiscal; se o produto for entregue pela loja, antes de assinar a nota de recebimento, deve-se verificar se ele está em condições adequadas; o cliente precisa se informar, sempre, sobre a garantia e as condições de troca; nas compras pela internet, não deixar de pesquisar se o site é confiável; desconfiar de ofertas milagrosas e preços de produtos muito abaixo do preço de mercado.
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