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Como usar as redes sociais para alavancar os negócios e o desenvolvimento profissional

Publicado: 06/08/2019 às 14:32

Alan Schulte ressalta que é importante criar um perfil adequado e saber criar boas conexões para aproveitar o potencial do Linkedin. Foto: Luciana Morosini/DP Foto/

Alan Schulte ressalta que é importante criar um perfil adequado e saber criar boas conexões para aproveitar o potencial do Linkedin. Foto: Luciana Morosini/DP Foto/

Alan Schulte ressalta que é importante criar um perfil adequado e saber criar boas conexões para aproveitar o potencial do Linkedin. Foto: Luciana Morosini/DP Foto As redes sociais se tornaram ferramentas importantes não apenas para manter contatos pessoais, mas também para alavancar a vida profissional de qualquer trabalhador e os negócios para quem empreende. Segundo levantamento do Facebook, 80% dos perfis pessoais do Instagram seguem perfil de negócios e 50% das pessoas se interessam por uma marca quando veem um anúncio. A questão, portanto, não é apenas ter uma boa ideia, mas também conseguir vendê-la e, neste cenário, tornou-se importante saber usar as ferramentas para fazer com que ela cresça. Além disso, é fundamental estar atento para o perfil de cada rede social para tirar o melhor proveito para as questões profissionais e dos negócios. Essas questões foram debatidas durante o Innovation Lide, realizado pelo Lide Futuro Pernambuco, neste terça-feira. Tanto o Instagram quanto o Facebook passaram a ser ferramentas para se aproximar dos potenciais clientes como também para alavancar os negócios. Empreendedores, independentemente do porte da empresa, podem se beneficiar das ferramentas gratuitas que as duas redes sociais oferecem, mas, para isso, deve-se saber usar bem as possibilidades. "Noventa milhões de negócios estão crescendo pelo mundo com as ferramentas gratuitas que são oferecidas. A personalização das informações nas mídias sociais ajuda bastante porque a quantidade de informação que chega aos clientes é muito grande e é uma forma de direcionar para o público potencial", explica Andréa Leal, gerente de Políticas Públicas do Facebook. Ela ressalta que o processo passa também por mostrar como a empresa funciona e como ela se propõe a ajudar a comunidade. "Ela deve mostrar como é na empresa e como ela resolve os problemas da comunidade. Contar os bastidores, o dia a dia, para além de ser uma empresa fechada, ajuda a fazer que as pessoas comprem mais sua marca e serviços. Além disso, o negócio deve mostrar como mobiliza a comunidade que quer atingir. 85% dos brasileiros esperam que as marcas contribuam com suas comunidades, então é importante saber onde estão os seus clientes e depende do perfil para entender em qual canal o público está", acrescenta Andréa Leal. Profissional Já o Linkedin desponta como uma rede para criar conexões e alavancar o desenvolvimento profissional. Já são 650 milhões de usuários no mundo, sendo 38 milhões no Brasil, a quarta maior comunidade, atrás dos Estados Unidos (154 milhões), Índia (55 milhões) e China (45 milhões). Em Pernambuco, são 635 mil pessoas, mais de 10 mil vagas anunciadas e mais de 700 empresas locais, que são as que se identificam com sede no estado, sem contar as que têm atuação aqui. Alan Schulte, que atua como líder na área de relacionamentos para América Latina na plataforma Linkedin, reforça que é importante criar um perfil adequado e saber criar boas conexões para aproveitar o potencial da plataforma. "Do mesmo jeito que você pensa na vida social, na hora de criar um perfil no Linkedin também é importante pensar o que mostrar. O feed de notícias é o mais importante porque se você tiver uma rede consistente, vai ter um feed estratégico. Mas se for uma rede poluída, vai perder bastante no feed. E na hora de aceitar uma solicitação de conexão, analise se a pessoa é relevante para o seu desenvolvimento profissional porque você tem a opção de apenas seguir", pontua Alan Schulte. Ele também ressalta que a ferramenta é um bom canal porque também tem inserido os CEOs de grandes empresas. "Convencemos que eles devem fazer parte. Das 500 maiores empresas dos Estados Unidos, 50% dos CEOs estão no Linkedin. No Brasil, temos mais de 27 mil perfis com cargos de presidente, gerente-geral ou CEO. E isso é uma forma de humanizar a empresa, de mostrar como ela trata os funcionários e qual a proposta dela", detalha. Alfredo Soares, head global SMB da Vtex, reforçou a importância desses canais como meio de vendas. "O que vende hoje é um canal intangível, como o Google, o Facebook, o Uber e o Airbnb, esses dois últimos sem ter nenhum carro ou hotel. A empresa tem que ser solução, resolver um problema e tem que ter um ecossistema trabalhando junto a ela", concluiu.
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