Diario de Pernambuco
Busca

PERNAMBUCO

Diario entrega prêmio Marcas Preferidas

Publicado em: 30/07/2019 08:51 | Atualizado em: 30/07/2019 08:55

Foto: Peu Ricardo/DP
Em sua quarta edição, a pesquisa Marcas Preferidas revela, nesta noite, as empresas pernambucanas mais lembradas e desejadas pelos consumidores no Grande Recife. A entrega da premiação, que tem como base levantamento feito pela Datamétrica Pesquisa e Consultoria Econômica, em parceria com o Diario de Pernambuco, acontece no Arcádia Boa Viagem, a partir das 19h, com a presença de representantes das principais marcas que atuam no estado e também do mercado publicitário.

Durante o evento, serão conhecidas as marcas que conquistaram a preferência do público em 58 produtos, divididos em 12 segmentos da economia. Para a pesquisa Marcas Preferidas foram realizadas 600 entrevistas junto a consumidores das classes A, B e C da Grande Recife, distribuídas entre Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, com entrevistados com idade acima de 18 anos. O levantamento avaliou três indicadores, como recall espontâneo, recall estimulado e preferência de marcas, e o índice usado para posicionar a preferência das marcas dos produtos foi calculado a partir da preferência por marca revelada pelo consumidor. “A gente tem o mercado cada vez mais disputado, com ou sem crise, e os consumidores têm mais acesso à informação. Quando uma marca está disputando mercado, quanto mais informação ela oferece, melhor. Ela precisa entender onde ela está, se se mantém forte e isso é certamente a resposta aos gastos que se faz com publicidade. As marcas que ganham são conhecidas e elas disputam com outras também conhecidas. Então, elas investem na marca, nos produtos e no conceito. Nesta quarta edição, várias empresas se consolidam como preferidas. E isso não significa que é o que o consumidor pode comprar. Muitas vezes, ele elege o que ele realmente prefere. É o que ele gostaria de ter em casa. É mais do que lembrar e simpatizar, é desejar e preferir”, afirma o vice-presidente da Datamétrica Consultoria e Pesquisa, André Magalhães.

Para Alexandre Rands, presidente do Diario de Pernambuco, a premiação da pesquisa Marcas Preferidas é um indício de como as empresas pernambucanas estão se comportando no mercado local. “Em momento em que a economia começa a dar sinais de recuperação, o Diario de Pernambuco apresenta mais um Marcas Preferidas, com muita informação sobre o desempenho das diversas marcas no mercado pernambucano. Os resultados da pesquisa e o evento aparece como uma oportunidade ímpar para as empresas entenderem o comportamento de seus consumidores e onde se encontram nas preferências deles. Não há empresa forte sem o carinho de seus clientes. Os resultados do Marcas Preferidas podem apontar a elas o caminho para conquistar os seus clientes”, ressalta. A pesquisa Marcas Preferidas ainda aponta, nesta noite, o desempenho das agências e empresas de comunicação e, neste caso, são avaliados três índices. No primeiro, a agência destaque será a que somar mais pontos entre todas as marcas associadas que aparecem entre as três primeiras colocadas, ou seja, quanto mais clientes ela tiver, tenderá a pontuar mais.

O segundo aponta a agência revelação, medida através de todas as aparições da agência entre as três marcas preferidas em cada categoria da pesquisa, e a boa colocação dos seus clientes por segmento é mais importante do que a quantidade de aparições. Por fim, no quesito evolução, a pesquisa identifica as agências que tiveram uma taxa de crescimento da nota média da cartela de clientes de um ano para o outro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL