Diario de Pernambuco
Busca

Efeito

Ausência de tratamento da ferrugem asiática na soja pode elevar preço do óleo ao consumidor em 10,6%

Publicado em: 17/07/2019 22:49

Foto: Reprodução/Embrapa (Foto: Reprodução/Embrapa)
Foto: Reprodução/Embrapa (Foto: Reprodução/Embrapa)
A falta de tratamento da ferrugem asiática, principal praga da soja, pode ocasionar a redução de 30% da produção da oleaginosa. Essa queda na oferta pode interferir nos preços da soja em grão e nos valores do óleo de soja, causando aumentos estimados em 22,9% e 10,6% respectivamente.
 
Os resultados apresentados são decorrentes da última parte do trabalho realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), que analisou os impactos econômicos da incidência de pragas e doenças nas culturas de soja, milho e algodão.
 
O leite, segundo produto mais suscetível ao preço da soja, os valores ao consumidor podem subir até 4%; enquanto os da margarina, 3,1%; os do frango, 2,8%; os dos ovos, 2,6%; os da carne suína, 1,4%; e os da carne bovina, 1,1%.
 
Os dados revelados mostram que há, como impacto direto da ausência de controle das pragas e doenças nos cultivos agrícolas, o comprometimento das safras. Assim, os efeitos consequentes seriam perceptíveis no abastecimento interno e nos preços dos produtos agrícolas e seus derivados. Por exemplo, preços de produtos que de origem animal - cuja ração também pode conter a soja - também devem sentir o choque.
 
Dessa forma, os aumentos dos preços da matéria-prima tendem a ser repassados aos produtos finais do varejo, como carnes, óleos vegetais, farinhas, etc., afetando principalmente a população com menor poder aquisitivo. A transmissão do aumento de preços a esses produtos finais é medida pelos índices de inflação, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o índice oficial de inflação do Governo Federal.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL