Diario de Pernambuco
Busca

CURSO

Curso formará 50 Agentes Populares Ambientais no Cabo

Publicado em: 26/06/2019 10:19 | Atualizado em: 26/06/2019 10:22

Inscrições podem ser feitas até o dia 3 de julho. Foto: Divulgação
Professores, estudantes, agricultores, representantes de sindicatos, associações e de entidades com atuação na área e entorno do Refúgio de Vida Silvestre Matas do Gurjaú (RVS Gurjaú), no Cabo, Região Metropolitana do Recife (RMR), poderão participar de uma formação de Agentes Populares Ambientais. A Unidade de Conservação promoverá a iniciativa, em parceria com a Associação Águas do Nordeste (ANE). Com carga horária de 40 horas e 50 vagas, o curso será ministrado de 8 a 12 de julho. Ao final, os participantes definirão intervenções (projetos) para execução no próprio RVS, especialmente na área de Educação Ambiental, com carga horária de 60 horas.

A formação dá sequência a uma série de intervenções semelhantes realizadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em Unidades de Conservação do Estado (UCs), com recursos da compensação ambiental. Os interessados em participar têm até o dia 3 de julho para realizar pré-inscrição, pelo link https://forma.gle/ND9XrBGTio54hioMA ou na própria sede do RVS Gurjaú, na Rua dos Ventos, S/N, Engenho Gurjaú, Cabo de Santo Agostinho, onde a capacitação será realizada. As aulas serão das 9h às 17h e aos participantes terão almoço e transporte saindo do Terminal de Integração do Cabo, além de kit didático.

O curso é a segunda etapa do projeto, iniciado com uma oficina de mobilização e definição participativa dos conteúdos. A “Oficina de Apresentação e Planejamento Coletivo das Atividades do Projeto” teve a participação de lideranças das comunidades da área e membros do Conselho Gestor do RVS Gurjaú. Trata-se de uma Unidade de Conservação, classificação Proteção Integral, que abrange áreas dos municípios do Cabo, Jaboatão dos Guararapes e Moreno.

A RVS Grajaú é a maior Reserva da Região Metropolitana do Recife, com mais de 200 nascentes. Incluído no Atlas da Biodiversidade de Pernambuco como área prioritária, o RVS Matas Gurjaú é muito importante para a conservação do bioma Mata Atlântica.  Sua área pertence à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que faz a captação da água, o tratamento (ETAS Gurjaú e Matapagipe) e a distribuição para o abastecimento da RMR.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL