Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Economia

Investimento

Parqtel pode ganhar centro de inovação chinês

Publicado em: 15/05/2019 20:01

O Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel) poderá receber investimento chinês para a instalação de um novo centro de inovação em sua sede. O desejo para tal empreendimento vem de um grupo de empresas chinesas que estão buscando investimentos em Pernambuco. Através do Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI) Nordeste, um grupo de chineses visitou o Parqtel ontem. Eles conversaram com representantes do estado e formaram um grupo de trabalho em busca de parcerias entre Pernambuco e China nas áreas de Ciências e Inovação. O próximo passo para a consolidação do investimento no Parqtel é produzir um projeto e apresentar para a cônsul da China em Pernambuco, Yan Yuqing, que já demonstrou vontade de realizar o aporte no estado. O valor do investimento não foi divulgado.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, explica que os chineses se interessam pelas áreas de energias renováveis, metal mecânica e eletroeletrônica, fato que aproximaria o investimento planejado do Parqtel, uma vez que o espaço abriga startups nestes segmentos. “O nosso ecossistema de inovação dispõe de toda a estrutura necessária para oferecer suporte aos chineses seja em softwares ou hardwares e na prospecção de negócios. Além disso, o Centro de Manufatura Avançada do Parqtel conta com laboratórios de prototipagem e dispõe de espaço para abrigar startups oriundas das atividades desenvolvidas no centro. E a área do Parqtel fica entre as BR's 232 e 408, que ligam o Nordeste, e próxima à BR 101, que corta praticamente todo o país”, declarou.

Estiveram presentes o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti; o cientista-chefe do Parqtel, Carmelo Filho; o diretor da Abinee, André Luiz; o diretor da ADDIPER, Jaime Alheiros; o representante da UPE, Alexandre Maciel; o diretor adjunto CGTI, Adelfo Barnabé; o pesquisador associado Julius Menino; o diretor técnico científico Diego Nogueira e o diretor P&D privado, José Eduardo Querido. 
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Cavani Rosas e o percurso entre a ciência e o sobrenatural
In Set com Alessandra Pires
Tecnologia e inovação aplicadas à educação
Moradores cobram inauguração da Upinha Rio da Prata
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco