INVESTIMENTO
Rede D'Or investe R$ 140 milhões em novo hospital
Por: Rochelli Dantas
Publicado em: 10/04/2019 08:10
![]() |
Pernambuco está entrando no mapa dos serviços médicos hospitalares de excelência. Com investimento de R$ 140 milhões, apenas na estrutura (sem contar os equipamentos), a Rede D’OR São Luiz irá construir um novo hospital no estado. A unidade será erguida próxima ao edifício-garagem do Hospital Memorial São José e terá 140 leitos. Pelo cronograma apresentado, a operação deve entrar em funcionamento em 2022, com as obras iniciando em 2020. A ideia é que o projeto seja no conceito Star da rede, que tem como foco a classe A, com atendimento especializado e personalizado.
“Hoje esse é um nicho que temos demanda inclusive de outros estados. A proposta é ter uma equipe de plantão, mas o paciente só será internado se tiver um médico responsável pelo acompanhamento dele. O médico é que encaminha o paciente para o internamento na unidade e não simplesmente o paciente chegará para a emergência e será internado. Terá de haver um acompanhamento anterior”, explica o diretor regional da rede, Alexandre Loback. O primeiro hospital do tipo está em funcionamento no Rio de Janeiro. Já São Paulo e Brasília inauguram as unidades ainda este mês.
“Este será um hospital geral com foco em oncologia e alta complexidade. É um investimento que precisamos realizar enquanto a economia se recupera, para estar pronto na retomada”, diz.
Em Pernambuco, a rede é responsável pelos hospitais Esperança (Recife e Olinda), São Marcos e Memorial São José. De acordo com Loback, nessas unidades o desafio é manter os atendimentos. “Tivemos uma evasão grande dos usuários de planos de saúde e isso afetou as nossas unidades. Todas as unidades foram reestruturadas”, ressalta. Segundos dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), Pernambuco possui cerca de 1,3 milhão de beneficiários de planos de saúde. Deste total, 475.606 integram a carteira de um plano de saúde com estrutura própria de atendimento.
No caso do Hospital Esperança Recife, um fato que tem atraído usuários é o uso de procedimentos com robótica. “Muitas pessoas vêm inclusive de outros estados procurando esse procedimento. Estamos adquirindo um novo robô que deve ser instalado no Memorial São José, que estamos reestruturando e terá um novo centro cirúrgico”, conta.
Outra estratégia utilizada pela rede é a de aluguel de consultórios médicos nas estruturas hospitalares. A proposta já funciona no Memorial São José, Esperança Recife e, em breve, haverá em Olinda. Neste caso, os espaços funcionarão dentro do Shopping Patteo, onde a rede adquiriu 16 salas. “Entendemos que precisamos oferecer um mix de especialidades e uma maior comodidade aos usuários. Nesses locais, eles podem, por exemplo, sair do atendimento médico e já realizar o agendamento de exames ou ser encaminhado para um atendimento especializado”, detalha.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS