Diario de Pernambuco
Busca

DP Empresas

Programa de trainee forma futura geração de executivos

Publicado em: 23/03/2019 10:00 | Atualizado em: 21/03/2019 17:46

Vinicius Rêgo diz que trabalho em equipe é diferencial. Foto: PwC/Divulgação
Um programa de trainee pode ser considerado a porta de entrada em uma grande empresa. E pode ir muito além disso: ele pode significar o caminho para que o universitário ou o recém-formado alcance cargos estratégicos dentro da companhia, como de diretoria ou executivo. Ele costuma ser cobiçado não só por isso, mas também porque tende a oferecer um plano de carreira e um salário inicial bastante atrativo. As seleções são sempre bastante concorridas, mas nada é impossível para quem tem a qualificação ideal. Saiba quais são os perfis procurados em uma seleção de trainee e também algumas oportunidades em aberto.

O processo de trainee é mais estruturado porque tem como proposta de formar a futura geração de executivos de uma empresa. A escolha busca alguém que queira fazer carreira na companhia e se desenvolver profissionalmente nela. Além disso, algumas características se destacam em um processo de seleção tão concorrido. "A procura é por pessoas curiosas, que queiram fazer diferente, queiram aprender e saibam trabalhar em equipe. Elas precisam entender o que é relevante em uma relação e também saber o que é um problema importante e propor resolver. A capacidade de interagir se torna cada vez mais relevante", explica Vinícius Rêgo, sócio da PwC Brasil escritório Recife.

A PwC, inclusive, está com processo seletivo aberto para o programa Nova Geração 2019, que acontece de março até maio, com atuação prevista para iniciar no segundo semestre deste ano. "Não chamamos mais de trainee, mudamos o nome porque esse é um programa para trazer pessoas para formar os futuros talentos e gestores da empresa. Ele acontece todos os anos e, quando a pessoa entra na PwC, tem o processo de formação de carreira, vem da faculdade e ganha posições. Inclusive, eu tenho uma saída muita baixa de pessoas que trabalham aqui", afirma.

A seleção visa recrutar estudantes matriculados a partir do segundo ano de faculdade ou que tenham se formado há, no máximo, dois anos. As vagas abrangem os cursos de cursos de Tecnologia da Informação, Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e cursos correlatos. %u201CA seleção é concorrida, recebemos entre 600 e 700 candidatos para selecionar entre 8 e 10 pessoas no escritório do Recife para as três especialidades (auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações)%u201D, detalha.

Ambev
Outra seleção para programa de trainee que está aberta é a da Ambev. Os candidatos devem ter formação acadêmica concluída entre julho de 2017 e julho de 2019, conhecimento em inglês e interesse em morar em qualquer estado. O processo, que vai até o dia 7 de abril, é aberto para todas as áreas de graduação e jovens do país inteiro. O salário é de R$ 6,4 mil, assistência médica, odontológica, vale refeição, vale transporte, 14o salário e bônus anual. As etapas do processo de seleção serão realizadas entre os meses de março e junho.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL