Diario de Pernambuco
Busca

DP Empresas

Empreendedora aposta no glitter como negócio para o ano inteiro

Contém Glitter nasceu da demanda do Carnaval, mas já se prepara para investir em novos modelos de venda

Publicado em: 09/12/2018 10:00 | Atualizado em: 07/12/2018 17:40

Produção para o Carnaval já começou e deve chegar a 25 mil itens disponibilizados. Foto: Nando Chiappetta/DP FOTO

A paixão pelo brilho do Carnaval se transformou em negócio e (o melhor) não virou pó na quarta-feira de cinzas. Essa pode ser uma descrição da Contém Glitter, empresa pernambucana que surgiu de uma demanda da folia de momo e agora já se prepara para ganhar todo o Brasil. Os planos para 2019 incluem o investimento na venda online, permitindo que o produto seja enviado para todo o país e, ainda, o lançamento de uma linha de maquiagem. O planejamento inclui ainda a comercialização através de pontos de vendas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

"O lançamento das vendas online abre novas possibilidades, principalmente no período pós-Carnaval. Hoje o meu faturamento com o online é muito baixo, girando em torno de 5%, mas acreditamos que o potencial é enorme", afirma a empresária e fundadora da empresa, Naiara Cândido. Os preparativos para o Carnaval 2019, inclusive, já começaram. Pelo menos dez mil colares já estão prontos. A meta é chegar a 25 mil até dezembro. Ao todo 400 kg de glitter devem ser utilizados. Pela primeira vez, os produtos serão disponibilizados em uma loja própria, no formato pop-up, em um shopping do Recife. "Além disso, teremos seis lojas parceiras", detalha.

Para 2019, a Contém Glitter também lança uma linha exclusiva de glitters ecológicos. São 14 opções entre cores e tamanhos, feitos de plástico biodegradável, que foram importados da Alemanha. "Há muito tempo eu buscava um produto biodegradável, mas não confiava nos que encontrava. Passei a buscar fora do país até encontrar um que testei e vi que realmente funciona. Ele dissolve na água e no solo em menos de dois meses, mas não derrete com o suor", pontua. Inicialmente, foram importados 24 kg deste produto, sendo 14 tipos de cores e três opções misturadas no potinho. A empresa também desenvolveu um rolinho removedor que ajuda na retirada e no descarte consciente do glitter tradicional.

"Também estamos aumentando a participação em eventos, onde montamos o que chamamos de camarim mágico. É uma estrutura móvel onde temos nossos produtos e, em alguns casos, personalizamos o colar e maquiamos as pessoas", diz. Hoje, em média, são seis eventos por mês.

História
O negócio, iniciado em 2016, surgiu de forma espontânea, quando Naiara, que é publicitária por formação e havia decidido largar a agência em que trabalhava para buscar outros projetos, fez uma viagem ao Rio de Janeiro para um curso e, de lá, trouxe 30 kg de glitter, uma parte para uso próprio e o restante encomenda feita por amigos. O sucesso foi tanto que outras encomendas foram feitas e surgiu a Contém Glitter.

"Daí eu encomendava o glitter do Rio de Janeiro e vendia pelo Instagram. Também participei de uma feira criativa e os pedidos me surpreenderam. Foi aí que entendi que o negócio poderia dar certo e comecei a buscar fornecedores internacionais", conta. A pesquisa sobre produtores internacionais começou com uma postagem nas redes sociais: "Quem entende de importação que possa me ajudar". Alguns amigos deram orientações, indicações e consultorias e a pesquisa chegou em um catálogo com o produto vindo, principalmente, da China. E aí veio a decisão: é preciso ir até a China conhecer de perto o produto e as indústrias. "Agendei com quatro indústrias em duas cidades diferentes", diz. Com a escolha do fornecedor feita, Naiara retornou ao Brasil e deu início ao processo de importação. Para isso, vendeu o carro. Hoje a soma de glitter importado já é de mais de meia tonelada. Com isso, a variedade do produto cresceu. De 17 modelos iniciais, o portfólio subiu para 56 e hoje já são 130 tipos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL