Diario de Pernambuco
Busca

DP Empresas

Projeto vai garantir mais competitividade em Itambé

Iniciativa vai capacitar produtores em gestão e associativismo no campo, além de aumentar a comercialização rural na pecuária e lavoura do município

Publicado em: 12/08/2018 13:00 | Atualizado em: 10/08/2018 13:55

Projeto vai atender cerca de 50 produtores, mas a ideia é que eles sejam multiplicadores dos conhecimentos. Foto: André Rodrigues/Divulgação

De olho no potencial produtivo da cidade de Itambé, localizada na Zona da Mata Norte do estado, o Sebrae Pernambuco iniciou nesta semana o projeto Itambé no Campo, que pelos próximos seis meses vai oferecer orientações a produtores rurais da cidade. Resultado de uma parceria do Sebrae com a prefeitura municipal, a ideia do projeto também pretende diversificar a produção do município para além do plantio da cana de açúcar.

As capacitações vão atender a dois grupos, sendo o primeiro formado por produtores de frutas, hortaliças e tubérculos, e o segundo composto por criadoras de galinha caipira. "No caso dos agricultores, nós vamos prepará-los tanto do ponto de vista de comercialização como também de gestão, além de orientarmos no que diz respeito à produção rural", explica Josiana Ferreira, analista do Sebrae-PE e coordenadora do projeto. Segundo ela, existe uma lacuna na orientação sobre aspectos de produção. A ideia é que os agricultores exponham os produtos e comercializem às margens de uma rodovia estadual que corta o município.

No caso das criadoras de galinhas, o foco da capacitação será na produção orgânica. "A ideia é que elas consigam obter o primeiro selo orgânico em Pernambuco para produtos de origem animal. Geralmente, esse enfoque é muito para frutas e verduras, mas para outros produtos ainda não tem", destaca Josiana, acrescentando que também haverá enfoque em áreas técnicas e de gestão.

O projeto em Itambé vai atender cerca de 50 produtores, mas a ideia é que eles sejam multiplicadores dos conhecimentos, gerando assim um efeito cascata. As capacitações acontecem nas próprias comunidades, sempre às segundas e terças-feiras, já que a partir da quarta-feira os produtores começam os preparativos para a venda dos insumos na tradicional feira de rua que acontece aos fins de semana.

"Escolhemos Itambé porque a cidade tem um potencial grande. Percebemos que o município não trabalha somente com a cana de açúcar, mas está tentando diversificar a produção. A Secretaria de Agricultura do estado, que também é parceira nossa, ainda trabalha nesse sentido. A nossa ideia é organizar a atuação dos produtores", reforça a analista do Sebrae-PE. Além das ações com os grupos de agricultores e criadoras de galinhas, haverá ainda uma consultoria de plano de marketing e vendas com o objetivo de firmar parcerias entre os produtores para o fornecimento de merenda para as escolas municipais.

Os agricultores do município também vão participar de uma consultoria, por meio do Sebraetec, para que eles possam criar uma marca coletiva e a identidade visual dos produtores. Além da ação em Itambé, o Sebrae-PE também tem focado em outras capacitações rurais em outros municípios, a exemplo de um projeto em Aliança, também na Zona da Mata do estado, focado em questões relacionadas à feira livre, e Feira Nova, no Agreste, onde os trabalhos são voltados para a produção da farinha de mandioca.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL