DP Empresas

Feira oferece formato dinâmico para negociar franquias

Recife recebe feira de franchising com formato inovador, que permite rodada de negócios de baixo custo e conversa rápida entre investidor e representante da rede

Publicado em: 25/08/2018 10:00 | Atualizado em: 23/08/2018 22:10

Fábio Marques Júnior afirma que a Detroit Steakhouse em Pernambuco pretende abrir 25 unidades até 2030. Detroit Steakhouse/Divulgação

A rede de franquias de restaurantes Detroit Steakhouse, segunda maior do segmento no Brasil, pretende entrar no Recife este ano e inaugurar 25 unidades em Pernambuco até 2030. De forma similar, a OrthoDontic, maior grupo de ortondontia do país, também deve abrir sua primeira clínica no Recife até dezembro e tem planos de inaugurar mais nove unidades por aqui em 2019. O que as marcas têm em comum hoje é a estratégia agressiva de entrada no mercado pernambucano e a presença na feira Franchise4U, evento que ocorrerá no próximo dia 30 de agosto pela primeira vez no Recife. O encontro é uma espécie de rodada de negócios com baixo custo para os participantes, onde os investidores e representantes das redes de franquias conversarão seguindo um horário pré-agendado.

Ricardo Branco, diretor executivo da feira e criador do formato, afirma que no encontro será possível para empresários e investidores pernambucanos terem contato com redes cujo custo inicial fica entre R$ 5 mil e R$ 1 milhão. "Esse modelo de feira é uma alternativa que o setor de franquias está explorando para continuar crescendo sem os mesmos gastos de antes da crise econômica. Com essas rodadas, ao invés dos estandes de exposição, estamos levando os empresários interessados tanto do lado da oferta quanto do lado da demanda a poupar tempo e dinheiro", completa. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento prevê um crescimento nominal de até 9% em 2018, mesmo com a retração. Em Pernambuco, no primeiro semestre, o mercado de franquias cresceu 3,8% em relação ao mesmo período de 2017 e atingiu o total de R$ 2,1 bilhões de faturamento. Em relação a marcas, houve expansão de 12% com 475 redes e em unidades chegou 6%, atingindo 2.750 pontos de venda.

São esses indicadores positivos que estão atraindo redes novas ao estado. O sócio-diretor da Detroit, Fábio Marques Jr, é um deles e se mostra confiante para fechar novos negócios na feira porque considera que o Recife está entre os 10 maiores mercados do Brasil. "Recife é um polo que influencia toda a região e até fora do país em função do seu papel turístico e gastronômico. Por isso, queremos atender no mínimo 15 possíveis investidores na feira porque tenho plano de expansão ambicioso em Pernambuco com 25 aberturas previstas até 2030", reforça. Atualmente, a rede tem 28 unidades em funcionamento e 22 inaugurações previstas. O mesmo otimismo pode ser visto em Fernando Massi, sócio diretor da OrthoDontic, que também quer fechar uma grande quantidade de negócios na Franchise4U do Recife. Ele ressalta que a rede cresce acima de todos os índices e fechou o último ano com alta de 40% em faturamento em relação a 2016. "A previsão é de que cerca de R$ 5 milhões sejam investidos na abertura das unidades no Recife".

A Franchise4U acontece no Hotel Grand Mercury Recife e tem quase 50 redes de franquias participantes, entre elas as marcas Rei do Mate, Kumon, Grilletto, Fisk, Chocolates Brasil Cacau, Grand Vision by Fotoptica e Croasonho, todas com planos de expansão no Recife. Os empresários interessados em visitar ou expor podem se inscrever no http://www.franchise4u.com.br/.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL