Mercado de alimentos
Gusto Temperos Finos dá início à primeira expansão
Ideia da empresa é lançar uma linha de molhos, que já está em fase de finalização, e uma marca mais popular, ainda em estudo
Por: Rochelli Dantas
Publicado em: 15/07/2018 10:00
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Atualmente, portfólio da empresa contém dez produtos da linha de temperos. Foto: Divulgação/Gusto (Foto: Divulgação/Gusto) |
Completando um ano de operação, a Gusto Temperos Finos se prepara para expandir os negócios. Instalada no distrito industrial de Abreu e Lima, a empresa está investindo no lançamento de uma linha de molhos. Na última reunião do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic), a empresa teve incentivos fiscais aprovados no Programa de Desenvolvimento do estado de Pernambuco (Prodepe) para dar o pontapé inicial na confecção dos novos produtos, um investimento estimado em até R$ 800 mil.
Apesar do aval, ainda não há uma data fechada para início das vendas.
Apesar do aval, ainda não há uma data fechada para início das vendas.
“Temos planos de lançar essa nova linha no segundo semestre. Já temos a formulação concluída de ketchup, barbecue e maionese de alho. Esses são os que devemos lançar inicialmente mas precisamos estruturar a produção. É nesta fase que estamos trabalhando”, afirmou o diretor da empresa, Felipe Morais. O Prodepe oferece incentivos fiscais de até 95% de desconto de crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A nova linha da empresa foi apresentada a possíveis consumidores durante o II Encontro da Indústria, promovido recentemente pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). “Foi aí que iniciamos a prospecção até para sentir o mercado”, contou Morais.
De acordo com o diretor, além das três formulações que já estão prontas, a ideia é lançar ainda a linha de molhos para saladas. “Esta ainda não está concluída, mas está sendo finalizada”, conta. Neste caso, haverá versões de parmesão, mostarda e ceasar. A proposta da nova linha é iniciar a produção com seis mil unidades ao mês.
Em paralelo à criação da nova linha, o diretor da empresa diz que está negociando a compra de uma segunda marca, voltada ao público mais popular. “Caso as conversas não avancem, nossa proposta é lançar uma nova marca com o intuito de atingir novos consumidores e assim ganharmos mercado não só em Pernambuco, mas em outros estados”, diz.
No caso da linha popular, a proposta é de lançar no mercado produtos como alho triturado, vinagre, molho de pimenta, molho shoyu e molho inglês. “Esse é o nosso plano de ação. São produtos que têm um consumo grande e muito espaço para crescer”, pontua.
Atualmente, a empresa possui distribuição nos municípios do Grande Recife. Fora da região há apenas clientes sendo atendidos em Arcoverde. “Recentemente, também começamos a atender alguns municípios da Zona da Mata Norte e temos um cliente em João Pessoa”, detalha Morais. A capacidade produtiva atual, que engloba apenas a linha de temperos, é de 30 mil unidades por mês.
A nova linha da empresa foi apresentada a possíveis consumidores durante o II Encontro da Indústria, promovido recentemente pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). “Foi aí que iniciamos a prospecção até para sentir o mercado”, contou Morais.
De acordo com o diretor, além das três formulações que já estão prontas, a ideia é lançar ainda a linha de molhos para saladas. “Esta ainda não está concluída, mas está sendo finalizada”, conta. Neste caso, haverá versões de parmesão, mostarda e ceasar. A proposta da nova linha é iniciar a produção com seis mil unidades ao mês.
Em paralelo à criação da nova linha, o diretor da empresa diz que está negociando a compra de uma segunda marca, voltada ao público mais popular. “Caso as conversas não avancem, nossa proposta é lançar uma nova marca com o intuito de atingir novos consumidores e assim ganharmos mercado não só em Pernambuco, mas em outros estados”, diz.
No caso da linha popular, a proposta é de lançar no mercado produtos como alho triturado, vinagre, molho de pimenta, molho shoyu e molho inglês. “Esse é o nosso plano de ação. São produtos que têm um consumo grande e muito espaço para crescer”, pontua.
Atualmente, a empresa possui distribuição nos municípios do Grande Recife. Fora da região há apenas clientes sendo atendidos em Arcoverde. “Recentemente, também começamos a atender alguns municípios da Zona da Mata Norte e temos um cliente em João Pessoa”, detalha Morais. A capacidade produtiva atual, que engloba apenas a linha de temperos, é de 30 mil unidades por mês.
Contatos foi o pontapé inicial para o negócio
Da experiência em uma indústria alimentícia associada ao contato com fornecedores e consumidores, surgiu a Gusto Temperos Finos. “Eu passei seis meses trabalhando em uma empresa de alimentos e percebia que essa era uma demanda e que não tinha um fornecedor específico. Foi daí que convenci minha família que esta seria uma boa ideia de investimento”, afirmou o diretor da indústria, Felipe Morais.
O estudo de mercado e elaboração do plano de negócio foi o primeiro passo para tirar o projeto do papel. “Fiz todo o processo junto com a empresa junior da Universidade Federal. Nosso principal objetivo foi estudar qual a demanda de mercado e como conseguir o engajamento do público legal”, contou.
O portfólio da empresa conta atualmente com dez variedades de moedores. Entre os mais populares estão o de alho e cebola, alho e sal rosa, pimenta do reino, sal do himalaia e sal marinho. “Dez produtos para uma fabricação de temperos é um número considerável”, ressalta Felipe Morais.
O estudo de mercado e elaboração do plano de negócio foi o primeiro passo para tirar o projeto do papel. “Fiz todo o processo junto com a empresa junior da Universidade Federal. Nosso principal objetivo foi estudar qual a demanda de mercado e como conseguir o engajamento do público legal”, contou.
O portfólio da empresa conta atualmente com dez variedades de moedores. Entre os mais populares estão o de alho e cebola, alho e sal rosa, pimenta do reino, sal do himalaia e sal marinho. “Dez produtos para uma fabricação de temperos é um número considerável”, ressalta Felipe Morais.
De acordo com o diretor da empresa, apesar do portfólio fixo, muitas vezes a empresa atende a pedidos específicos dos consumidores. “Alguns clientes de vez em quando pedem alguns coisas e nós produzimos de acordo com a demanda solicitada. Assim ganhamos experiência e fidelizamos o consumidor”.
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