Diario de Pernambuco
Busca

PETROBRAS

Presidente da Petrobras pede demissão

Anúncio da saída de Pedro Parente foi dado pela estatal na manhã desta sexta-feira

Publicado em: 01/06/2018 11:34 | Atualizado em: 01/06/2018 12:14

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu demissão do cargo que ocupa na empresa na manhã desta sexta-feira (1). Pedido de saída da estatal foi anunciado após reunião de Parente com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. A nomeação de um presidente inteirino deve ser examinada ainda na tarde desta sexta-feira pelo Conselho Administrativo da empresa. 

Parente, que já foi ministro de três pastas dos governos de Fernando Henrique Cardoso, assumiu a presidência da estatal por indicação do governo de Michel Temer em junho de 2016 e era considerado por especialistas como nome ideal para lidar com situações de crise. A demissão surge após uma das mais severas crises sofridas pela empresa com a greve dos caminhoneiros, que bloqueou estradas de todo o país por mais de dez dias em protesto contra aumentos no preço do diesel. A nova política de preços da Petrobras, instaurada no mesmo período no qual Parente assumiu o cargo, foi uma das mudanças mais criticadas dentro dos protestos.  

Após o anúncio da demissão, as ações da estatal na Bolsa de Valores foram suspensas. O encontro - e a demissão - ocorrem após o governo lançar medidas com custo de R$ 13,5 bilhões para baixar o preço do diesel e ajudar a encerrar a greve dos caminhoneiros.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL