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Mercado pet movimenta negócios em Pernambuco

Loja Cobasi, considerada um shopping para os animais, tem previsão de inaugurar em agosto a sua primeira unidade do Nordeste no Shopping Recife

Publicado em: 04/06/2018 08:00 | Atualizado em: 01/06/2018 16:08

Estimativa da empresa é abrir mais 18 lojas no Brasil ainda neste ano. Foto: Cobasi/Divulgação (Cobasi/Divulgação)
Estimativa da empresa é abrir mais 18 lojas no Brasil ainda neste ano. Foto: Cobasi/Divulgação (Cobasi/Divulgação)

Os animais de estimação ganharam status de membro das famílias brasileiras e, para dar conta de um segmento que só cresce, o mercado pet está em expansão. O Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em faturamento, com 5,14% de um total de 105,3 bilhões de dólares, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido, segundo pesquisa da Euromonitor International. Pernambuco não fica atrás e vê os investimentos em negócios voltados para o setor pet se multiplicarem. De olho no potencial do estado, a Cobasi, considerada um shopping para animais, prepara-se para inaugurar a sua primeira unidade do Nordeste na capital pernambucana, com chegada prevista para agosto no Shopping Recife.

A Cobasi começou suas atividades em São Paulo, em 1985, e, depois de se consolidar no mercado de lá, passou a investir emnovos projetos. "A nossa expansão é pensada de forma bem sólida e estratégica. Primeiro fortalecemos a nossa marca na cidade de origem, depois no interior paulista para depois pensar em levar para outras regiões", explica Daniela Bochi, gerente de Marketing. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a receber uma unidade fora de São Paulo, em 2010, e a empresa também já chegou no Sul e no Centro-Oeste.

Agora as atenções da Cobasi se voltam para o Nordeste, começando a expansão na região por Pernambuco. "A escolha pelo Recife se deu porque dados mostram que a capital pernambucana representa 24% dos gastos com pet no Nordeste e essas informações se juntaram ao convite do shopping. Estar em um centro de compras ajuda no nosso posicionamento", afirma Daniela Bochi. Apesar da estimativa de abrir 18 lojas neste ano no país, a unidade do Shopping Recife é a única prevista para o Nordeste em 2018, mas isso não impede a expansão futura em Pernambuco e na região. %u201CTemos interesse em expandir para outras cidades. A gente não fica com uma loja só em uma região e, provavelmente, vamos expandir no Nordeste%u201D, acrescenta a gerente de Marketing.

A expectativa para a capital pernambucana é bastante positiva, apesar de a marca ainda estar chegando em Pernambuco. "Mesmo a gente não estando ainda no Recife, as pessoas já nos conhecem. Temos, inclusive, uma boa experiência pelo site e já sabíamos da demanda da região. Ainda assim, entrar em uma nova praça, é sempre uma experiência nova", conta Daniela. Uma das apostas está no mix de produtos. A loja do Shopping Recife terá 1.400 metros quadrados e, mesmo menor do que muitas outras unidades brasileiras %u2013 a matriz tem 11 mil metros quadrados, por exemplo -, promete oferecer os mesmos itens. "O mix é o mesmo, mesmo em lojas menores, entregamos 20 mil itens de produtos, não só para pets, como também para casa e jardim", detalha. Para ela, a experiência da visita também faz a diferença. "A Cobasi não é só uma loja, mas um local de entretenimento e lazer. Não é só um local para comprar, mas é um momento de passeio", completa.

Marcelo Teixeira afirma que local está sendo estudado e deve ser aberto em 2019. Foto: Thalyta Tavares/Esp.DP (Thalyta Tavares/Esp.DP)
Marcelo Teixeira afirma que local está sendo estudado e deve ser aberto em 2019. Foto: Thalyta Tavares/Esp.DP (Thalyta Tavares/Esp.DP)

Hospital veterinário planeja abrir terceira unidade no Recife

O Hospital Veterinário Harmonia (HVH) deu início às suas atividades há 25 anos na unidade em Casa Forte e, ao longo de sua história, viu o mercado pet crescer em Pernambuco. Em busca de atender uma demanda crescente, a segunda unidade foi inaugurada na Madalena em 2016. As duas unidades na Zona Norte do Recife têm como foco a inovação em tecnologia de ponta, além de serviços especializados e, para garantir um atendimento completo em um só lugar, elas também contam com um pet shop. Com crescimento anual entre 15% e 20%, agora o Hospital Veterinário Harmonia já tem novos planos de expandir a sua atuação em Pernambuco em 2019. O local ainda está sendo estudado, mas Olinda e a Zona Sul despontam como possíveis candidatos a receber o investimento.

Segundo o fundador do HVH, Marcelo Teixeira, formado em medicina veterinária, na época em que o hospital foi inaugurado não existiam muitas estruturas. Inclusive, o HVH nasceu como uma clínica veterinária e depois se tornou um hospital. "Fomos os primeiros daqui e o projeto surgiu da ideia de oferecer um serviço de excelência e, para isso, precisava de uma estrutura hospitalar. A gente esteve sempre reinvestindo nele para oferecer qualidade, que é o nosso carro-chefe. O atendimento é essencial, já que os animais são cada vez mais importantes nas famílias", diz.

Com o mercado pet em crescimento em Pernambuco, a segunda unidade na Madalena foi aberta para atender melhor os clientes por conta da dificuldade de locomoção na Zona Norte. E a terceira unidade já está em estudo, com expectativa de, com uma estrutura maior e custos diluídos, oferecer preços melhores dos produtos. "À medida que novos serviços surgem, o mercado cresce e o segmento pet tem ido na contramão de muitos setores que pararam de crescer pela crise. Se as pessoas estão com menos dinheiro, mudam os hábitos, investem menos, mas continuam cuidando dos animais", ressalta.

O HVH, entre os serviços, oferece atendimento na parte clínica, cirúrgica, de internamento, diagnóstico, exames clínicos e de imagem. As unidades ainda contam com petshop e, segundo o fundador, a estrutura foi montada porque os clientes querem fazer tudo em um só lugar. "Grandes redes estão se instalando no Brasil, mas isso não é um problema porque elas trabalham com clientes que têm o hábito de ir no shopping e compram em maior quantidade. Mas têm os que gostam de comprar no bairro. A nossa ideia é manter um serviço diferenciado e competir com preços com os grandes para cada um ter a sua fatia de mercado".
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