Paralisação dos caminhoneiros

Postos ainda com combustíveis só devem abastecer até o fim da tarde

Apesar de gerentes de postos da Zona Sul terem afirmado reabastecimento, administração de Suape só confirma saída de caminhões para o sistema prisional e transporte aéreo

Publicado em: 25/05/2018 08:46 | Atualizado em: 25/05/2018 11:58

No Posto da Encruzilhada, na Avenida Norte, só tem combustível até o fim desta manhã. Foto: Ana Paula Neiva/DP
Apesar de gerentes de postos da Zona Sul terem afirmado o recebimento de combustível na manhã desta sexta-feira (25), a administração do Complexo Portuário de Suape só confirmou a saída de caminhões-tanque carregados destinados ao sistema prisional e transporte público. Os dois caminhões-tanque estavam abastecidos de GLP e outros 10 com quereosene de avião (QVA), que seguiram para o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife, e ainda para atender as viaturas das forças de segurança do Estado. 
 
Desde a noite da última quinta-feira, uma liminar expedida pela juíza Nahiane Ramalho de Medeiros, da Vara da Fazendo Pública da Comarca de Ipojuca, determinava a saída do combustível de Suape. A magistrada aplicou multa de R$ 100 mil por dia, caso os manifestantes não liberassem o tráfego de veículos no local.

Segundo motoristas, que aguardam na fila em um posto localizado na Avenida Barão de Souza Leão, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, um caminhão-tanque foi visto fazendo reabastecimento. No entanto, a quantidade de combustível não seria suficiente para além do fim do dia.  

ZONA NORTE - Algumas pessoas chegaram a passar a madrugada esperando para abastecer o veículo. Na Avenida Norte, no bairro da Encruzilhada, as pessoas aguardam para colocar gasolina ou álcool em seus carros, mas a gerência já avisou que só tem combustível sufiente para até as 11h desta sexta-feira. Segundo a gerência, na última aferição, só tinha seis mil litros de gasolina e três de etanol. 

A lógica do abastecimento acontece da seguinte forma: a Petrobras distribui a gasolina que vai para os caminhões das demais distribuidoras. Os veículos abastecem, a nota fiscal é emitida, outros trâmites burocráticos realizados e o caminhão, liberado. O processo é considerado rápido e, como Suape funciona 24 horas por dia, a expectativa é de que os caminhões estejam na rua ainda na manhã desta sexta-feira. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL