Orientação

Posto de gasolina que vender combustíveis em recipientes ilegais será multado

Gerentes e frentista dos estabelecimentos foram orientados sobre a Nota Técnica emitida pelo órgão com regras quanto ao abastecimento durante a paralisação dos caminheiros

Publicado em: 29/05/2018 19:30 | Atualizado em: 29/05/2018 19:46

Foto: Procon-PE/Divulgação

Mais de 20 postos de combustíveis da Região Metropolitana do Recife (RMR) foram visitados por equipes de fiscais do Procon-PE, nesta terça-feira (29). Gerentes e frentista dos estabelecimentos foram orientados sobre a Nota Técnica emitida pelo órgão com regras quanto ao abastecimento durante a paralisação dos caminheiros. O documento também foi encaminhado para o Sindcombustíveis-PE.

Uma das orientações emitidas nessa segunda-feira, é a de que o abastecimentos em recipientes será permitido em embalagens que cumprem as regras do INMETRO e da ABNT. O órgão informou que os fiscais estiveram em um posto localizado no bairro do Janga, em Paulista, onde muitos consumidores levavam garrafas de água mineral de 20 litros e outras garrafas pet's.

O gerente geral do Procon-PE, Erivaldo Coutinho, informou que caso seja flagrado este tipo de abastecimento o posto será multado. Além disso, o gerente pediu para que os consumidores que presenciem atitudes denunciem ao órgão.

Nota técnica
Depois de que alguns direitos foram violados, como por exemplo, revenda de gasolina pelo dobro do preçoo produto ter sido vendido por um preço muito acima do preço pelos próprios postos de gasolina. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Procon-PE, divulgou uma Nota Técnica, onde estabelece algumas regras para o abastecimento de combustível. São elas:
  • A limitação de 30 litros de combustível para veículos, por abastecimento, e de 10 litros, quando se tratar de motocicleta;
  • O abastecimento estará condicionado à apresentação do documento do respectivo veículo, desde que também respeitada a ordem da fila no posto de combustível;
  • O abastecimento em recipientes será permitido, desde que também seja apresentado o documento do veículo no nome da pessoa que se encontrar na fila, bem como o aludido recipiente cumpra as regras do INMETRO e da ABNT, visando à segurança da população pernambucana e conforme Nota Técnica divulgada pelo Corpo de Bombeiros.
Foto: Procon-PE/Divulgação

Os postos de gasolina deverão manter os preços do último dia 21, um dia antes da paralisação iniciar. O órgão de defesa do consumidor informou que irá intensificar as fiscalizações. O consumidor que presenciar algum descumprimento pode denunciar através das redes sociais do Procon, ou por meio do número: 0800.282.1512. As regras são válidas durante a paralisação dos caminhoneiros.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL