Diario de Pernambuco
Busca

Sem combustível

No Recife, algumas locadoras de veículos suspendem sistema online de reserva

Devido ao desabastecimento, empresas deixam de atender a novos pedidos. Reservas feitas no balcão são analisadas, mas veículos são liberados sem o tanque cheio

Publicado em: 28/05/2018 18:13 | Atualizado em: 28/05/2018 18:20

A falta de combustível tem afetado diretamente o setor de locação de veículos. Em algumas empresas do Recife, já não é mais possível fazer novas reservas pelos sistemas das operadoras. Quem pede um veículo no balcão pode até ser atendido, mas recebe veículos sem os tanques cheios e pode sair dirigindo um carro de categoria diferente da pretendida. 

A filial da Unidas no Recife, que conta com duas unidades, possui 260 carros. Até o último sábado, 163 não haviam sido reabastecidos – alguns estavam com tanques completamente vazios. Segundo uma funcionária que não quis se identificar, o sistema da empresa fechou para novas reservas no sábado, diante da grande quantidade de veículos sem abastecimento. O Diario fez a simulação de reserva na tarde desta segunda-feira (28) e confirmou a indisponibilidade.

Ainda segundo a funcionária, clientes que fazem pedidos presencialmente têm a demanda analisada e, dependendo do caso, são atendidos. Nesses casos, eles precisam entregar os veículos com o tanque no mesmo nível que receberam. Caso contrário, pagam uma taxa de R$ 5,99 por litro que falta. Para clientes que fizeram reserva por um período mais longo e precisaram devolver o carro pelo desabastecimento, a Unidas está apenas cobrando por dia utilizado mais a taxa do combustível.

Mesma situação da Localiza, que suspendeu as reservas online para o Recife no fim de semana. “Por termos um frota grande, conseguimos atender as reservas que estão feitas. Alguns carros estão com o tanque cheio, mas se a situação não se normalizar vai complicar porque tudo tem um limite”, informou uma funcionária que não se identificou. Não foram repassados números de veículos ou informações de prejuízos. 

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), Pernambuco possui uma frota de 15,6 mil veículos, o que representa cerca de 2,2% do total nacional (o país possui 709 mil veículos à disposição para locação). “As locadoras sofrem o mesmo problema das demais pessoas quanto ao combustível. Como liberamos os carros com tanque cheio, conforme as pessoas devolvem o carro sem condições de abastecer, ficamos sem carro disponível para os próximos clientes”, explica o presidente da entidade, Paulo Miguel Júnior. Ele disse que as estimativas de prejuízo ainda estão sendo realizadas. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL