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Mercado de flores em alta

Setor registrou alta de 9% em 2017 e tendência é que ritmo se mantenha este ano. Demanda reprimida é um dos principais motivadores

Publicado em: 19/05/2018 14:25 | Atualizado em: 19/05/2018 14:28

Mariana criou a Bloom com a proposta de desenvolver 69 espécies de flores e folhagens tropicais no estado. Foto: Bloom/Divulgação

Com um crescimento de 9%em 2017 e faturamento de R$ 7,2 bilhões, o mercado de flores é uma das apostas dos empreendedores brasileiros. Responsável pela geração de quase 200 mil empregos diretos em toda a cadeia (produção, distribuição e varejo), segundo dados da Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o segmento vem atendendo a uma demanda de clientes que, mesmo morando em grandes centros urbanos, não abrem mão da proximidade com a natureza. Tendência essa que deve se consolidar ao longo dos próximos anos. 

“Existe um aumento da cultura do consumo de plantas e flores. As pessoas  procuram ter a natureza mais perto. Elas moram em cidades, muitas vezes em apartamentos pequenos, e fazem questão desse contato”, explica Thomas Reeves, diretor da regional Nordeste do Instituto. Segundo ele, diante desse cenário os empreendedores estão enxergando uma oportunidade de negócio, já que o mercado vai demandar empresas qualificadas. “Há impactos na produção local e nacional e também no varejo”.

Apesar do cenário promissor, o Nordeste ainda enfrenta desafios. O principal deles, de acordo com Reeves, é a logística de comercialização do produto. “Há produtores que não conseguem sequer escoar sua produção porque não têm como fazer o transporte até os grandes centros comerciais”. Outro problema,segundo ele, foi a forte estiagem que atingiu a região nos últimos sete anos, o que provocou uma debandada de produtores.

Mesmo com os entraves do setor na região, a empreendedora pernambucana Mariana Maciel decidiu investir no segmento. Fundadora da marca Cultivo Bloom, há um ano ela inaugurou o projeto Plantio Bloom. Trata-se de um terreno de sete hectares localizado em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana. A expectativa de crescimento é de 70% neste ano e de até 20% em 2019.

Foram investidos R$ 57 mil no plantio. “Não foi nada planejado. Meu pai tinha esse terreno e eu sempre passava férias aqui (na época, a empreendedora morava em Curitiba). Meu pai ficou doente e precisei voltar para Recife. Foi quando comecei a estudar o terreno e colocar em prática o projeto”, relembra, destacando que fez estudos com o auxílio do Sebrae Pernambuco.

São 69 espécies de flores e folhagens tropicais cultivadas no terreno. A primeira safra, iniciada em setembro, foi totalmente comercializada graças a uma parceria com 13 restaurantes e um hotel, e a próxima safra já está sendo preparada. A empresária também lançou um serviço de assinatura floral, a um custo de R$ 170 mensais, com trocas semanais. “Já temos alguns clientes e restaurantes que se interessaram”, explica. Atualmente, o serviço é oferecido a cerca de 15 clientes. “São estabelecimentos comerciais, como salões de beleza, lojas de sobrancelhas, e também pessoas que querem decorar suas casas”. As entregas acontecem nas cidades do Recife, de Olinda e de Jaboatão dos Guararapes. No mês que vem, a empresa também vai lançar oficialmente o site de comércio eletrônico da marca.

Além das flores, a empresária também pretende investir na produção de alimentos orgânicos. “Por enquanto, ainda estou tirando a certificação para poder comercializar, e em breve estaremos no mercado com esses produtos”, diz Mariana.

Proposta de discutir ações para o setor

Além do Plantio Bloom, outro projeto idealizado pela empreendedora Mariana Maciel é a Semana Bloom, que neste ano chega à segunda edição. A inicativa acontecerá de 23 a 26 de maio e contará com diversas atividades, como cursos, oficinas e palestras. Neste ano, todo o conteúdo terá como base o 15° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas, que versa sobre a proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, bem como a gestão sustentável das florestas.

“A perspectiva da Semana Bloom é despertar nas pessoas a ideia de que todos podemos nos empenhar em traçar soluções simples para fazer um mundo mais sustentável”, explica, destacando que não importa a ocupação profissional da pessoa, mas sim de que forma ela atua para melhorar o ambiente no entorno. A abertura acontecerá no Porto Social, onde haverá palestras e intervenções artísticas. 

Neste ano, a novidade é a participação da advogada ambiental, consultora de impacto socioambiental Bruna Albuquerque, como curadora. Outro destaque é o curso Horta em Todo Canto, que tem foco no fortalecimento da agricultura familiar e será oferecido em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco.
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