Crise

Granja localizada em São Bento do Una perde 80 mil ovos por dia

Granja São Luís tem 500 mil aves e estoque de ração até sexta-feira (01)

Publicado em: 30/05/2018 10:00 | Atualizado em: 30/05/2018 16:07

Os números dão a dimensão do prejuízo em empresas do setor avícola em Pernambuco. Localizada em São Bento do Una, cidade do Agreste e maior produtora de ovos e aves do Nordeste, a Granja São Luís perdeu, nos últimos dois dias, 160 mil ovos. O quantitativo equivale a um desfalque de 20% na produção diária da granja, que é de 400 mil ovos. A ração para alimentar as 500 mil aves também foi racionada e só há estoque até sexta-feira.

“Já baixamos os níveis nutricionais da ração para reduzir o consumo de matérias-primas que estão com estoque baixo. Também baixamos a distribuição do insumo para manter as aves vivas e em bom estado de saúde”, explicou Nelson Galvão, diretor administrativo da granja. Em um dia normal, os animais consomem 70 toneladas de ração e, com o contingenciamento, essa quantidade caiu para 45 toneladas. Segundo ele, se a situação não se normalizar logo, as aves serão sacrificadas, causando assim um grave risco ambiental.

Parte da produção perdida foi doada, mas muitos ovos se estragaram. Caso o desabastecimento prossiga, o percentual de perda deve aumentar nos próximos dias. A granja aguarda a chegada de 200 toneladas de milho e 50 toneladas de soja que saíram do Piauí e Bahia e deveriam ter sido entregues na terça-feira da semana passada. “Para se ter uma ideia, temos três carros carregados que estão em Garanhuns, a 40 quilômetros daqui, mas estão preso nos bloqueios”, lamentou, acrescentando que metade dos 100 funcionários já deixaram de dar expediente pela falta de combustível. 

A granja ainda está fazendo o levantamento dos prejuízos financeiros. A estimativa é de que a empresa demore um mês para se recuperar totalmente a partir da normalização do cenário econômico. “Acredito que o ovo deve ficar 30% mais caro para o consumidor por conta dessa manifestação”, projetou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL