Concessão

Comissão discute modelo de concessão do Aeroporto Internacional do Recife

Audiência discutiu mais uma etapa do plano de concessão proposto pelo Governo Federal ao Aeroporto do Recife

Publicado em: 04/05/2018 17:04 | Atualizado em: 04/05/2018 17:12

Foto: Paulo Paiva/DP

Os detalhes do modelo de concessão proposto pelo governo federal para o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre foram discutidos em um seminário realizado na noite de ontem. O evento fez parte de uma série de discussões  que vem sendo promovida desde o mês passado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Felipe Carreras (PSB), que integra o colegiado e é contra o formato de venda do terminal. 

“Foi mais uma etapa de escuta pública para aproximarmos a sociedade do tema. Todas as preocupações que eu tinha estão vindo à tona, à medida em que estamos observando um tratamento discriminatório (por parte do governo)”, disse o parlamentar, que também questionou o fato de o Aeroporto do Recife ser licitado juntamente com outros quatro terminais (Maceió, Aracaju, João Pessoa, Campina Grande e Juazeiro do Norte). “O nosso é superavitário e os demais são deficitários. Eles vão drenar os recursos do nosso terminal”, disse, acrescentando que, até o momento, não foram apresentados estudos técnicos pelo Ministério dos Transportes que justifiquem a inclusão do terminal recifense no modelo de lotes.

Audiência discutiu mais uma etapa do plano de concessão proposto pelo Governo Federal ao Aeroporto do Recife - Foto: Arquivo/DP

Outro ponto levantado pelo deputado foi a mudança no formato de privatizações, já que, segundo ele, 60% dos aeroportos do país estão sob administração privada. “Até então, todos os terminais que foram concedidos foram licitados de maneira individual. É o caso dos aeroportos de Brasília, Viracopos (Campinas), Galeão (Rio de Janeiro), Fortaleza e Salvador. Por que quando licitaram o de Fortaleza não incluíram o de Juazeiro? Estão fazendo política com o aeroporto (do Recife)”.

O seminário ocorreu no Centro Cultural Cais do Sertão, no bairro do Recife, e contou com a participação do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e das secretárias de turismo do estado e da capital pernambucana, Manuela Domingues e Ana Paula Vilaça, respectivamente, entre outros.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL