Negócios

Um elo entre empresários e tecnologia

Matches Days se transformam em ambientes de negócios que facilitam o caminho das empresas no sentido de implementar propostas inovadoras

Publicado em: 27/04/2018 09:48 | Atualizado em: 27/04/2018 10:02

Representantes da Datamétrica falam de experiências. Foto: Nando Chiapetta/DP

Uma grande empresa ou indústria tem um problema e uma ou várias startups, a
solução. Mas o encontro de quem possui o dinheiro com aqueles que detêm a tecnologia nem sempre é fácil. Por isso, surgiram em Pernambuco os Matches Days, encontros de negócios promovido pelo SoftexRecife com o apoio da Assespro, Seprope, Manguez.Al e do Porto Digital, para difundir os produtos e serviços inovadores desenvolvidos no cluster. Além de abrir portas em grandes grupos e até multinacionais, a iniciativa já rendeu 13 contratos e foi comemorada ontem no empresarial ITBC, no Bairro do Recife, com duas marcas que estão fechando negócios através de encontros anteriores: a Datamétrica e Unilever.

Embora não revele o volume de recursos envolvidos nas operações em curso, o presidente do SoftexRecife, Alcides Pires, relata que já foram realizados mais de dez eventos. “Os Matches Days têm uma pegada de inovação, P&D e negócio. O ponto de partida é encontrar um grupo empresarial interessado em expor demandas que podem ser solucionadas por tecnologia. Com isso, é feito um trabalho de busca ativa por empresas maduras ou startups do polo que trabalhem na área da demanda real”, afirma Pires. Segundo ele, neste momento, essas empresas de TIC são convidadas para ver uma apresentação do proponente. Alexandre Rands, presidente da Datamétrica, relata que mesmo tendo a matriz do grupo na Rua do Bom Jesus, no coração do ecossistema de empresas de tecnologia, ainda não havia conseguido encontrar soluções fora da própria Datamétrica.

“Com o match day que fizemos, encontramos quatro startups que podem fornecer produtos diretamente para a gente, poupando nossos profissionais, que podem se dedicar ao sistema como um todo.” Alexandre Souza, diretor de Tecnologia da Datamétrica, que esteve no evento junto com Paulo Frederico, vice-presidente de operações da mesma marca, explica que, com apenas um dos produtos em negociação, um seletor de perfil para vagas no call center, eles conseguirão economizar 20% do tempo de seleção para vagas, o que representa uma economia de 20% nessa operação. “As startups têm condições de oferecer de forma rápida o que precisamos e, nós queremos encontrar essas pessoas, mas nem sempre sabemos como. O match day entra ai”, completa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL