Diario de Pernambuco
Busca

Diario nos bairros

Empreendedores escolhem Zona Norte como espaço para firmar marcas no Recife

Com quase 90% de unidades de serviço da região voltadas para comércio, casarões são adaptados para servir a moradores que têm hábito de fazer as coisas a pé e singularidades

Publicado em: 20/04/2018 11:06

Localização considerada central, tamanho do casarão e área verde ao redor foram motivos que fizeram Barchef se instalar em Casa Forte
Local Nando Chiappetta/DP
Uma região com vocação para serviços e comércio, que guarda alguns dos metros quadrados mais caros do Nordeste, cercada de verde, onde os moradores se preocupam com o meio ambiente e gostam de circular a pé. Essas são características de alguns bairros da Zona Norte do Recife, a exemplo de Aflitos, Tamarineira, Parnamirim, Casa Forte, Jaqueira, Poço da Panela e Apipucos. Na área em que estão inseridos, o total de empresas ultrapassa 20 mil registros, 13% das unidades da cidade, sendo 87,5% desses de serviços ou comércio. Quem quer empreender por lá precisa entender as fortes singularidades dos consumidores locais. A primeira é a walkability ou caminhabilidade. É a necessidade das empresas de estarem à distância de uma caminhada de seus clientes. Os dois pontos são respeito à tradição e comprometimento com a sustentabilidade. 

“Queríamos ter um ponto central com restaurantes, pub e um mercado que seja próximo ao público, com esse conceito de proximidade e ter opções para todas as idades. Isso não existia no Recife. Como precisávamos de um espaço como esse, um casarão grande e com muito verde, começamos a avaliar a Zona Norte e a renda per capita daqui, que é bem alta, fez a gente apostar”, explica Hélder Bezerra, que comanda o Barchef com os irmãos Gilberto e Bueno. 

Para Roberto Ferreira, professor de economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade Guararapes (FG) e morador da Zona Norte, o caráter tradicional dos bairros se preserva pelo lento desenvolvimento econômico deles e se tornou uma das qualidades que conferem nobreza à área. “Há 20 anos, não existia nenhum polo econômico nesses bairros nem residencial mesmo. Aqui, os prédios vieram primeiro e eles que trouxeram essa vocação de serviços e comércio para a região”, avalia o especialista.

Por outro lado, alerta Ferreira, esse desenvolvimento populacional e financeiro também está gerando um ônus para a mobilidade da Zona Norte. “Assim como a Via Mangue foi construída para ser um escape do trânsito da Zona Sul, a Zona Norte hoje já precisa de uma solução urbanística para o caos do trânsito”.

Escolha

Os sócios do GreenMix, Ricardo Canella e Rafaela Dias, Luciano Pontes e Mariana Dias, que têm uma unidade do mercado saudável em Boa Viagem, estão satisfeitos com a decisão de abrir uma unidade, em 2017, nas Graças, no famoso casarão da Toyolex. “Crescemos 80% neste primeiro ano na Zona Norte. Então, podemos dizer que fomos muito bem recebidos pelos moradores. Notamos que existe uma preocupação maior com a qualidade de vida, saúde e praticidade por aqui, que é o que oferecemos”, destaca. 

Para jovens empreendedores, investir na Zona Norte é fundamental para consolidar uma marca no Recife. Esse foi um dos motivos da escolha de Eduardo Freyre, responsável pelo bar Vaporetto, inaugurado em 2014 em frente à Praça Compositor Antônio Maria, em Casa Forte. Com a consolidação, o empresário sentiu a necessidade de explorar também o público em busca de lanches e inaugurou uma Beleleu, hamburgueria gourmet, ao lado do Vaporetto, no final de 2016. 

As empresárias Maria Duarte e Gabriela Mota, que possuem uma unidade da loja Bliss (moda feminina) em Boa Viagem e outra no Parnamirim, observam diferenças no perfil dos clientes das duas regiões. “Em Boa Viagem, as meninas são mais produzidas, gostam de brilho, roupas mais coladas. Na Zona Norte, notamos que as mulheres são mais descoladas e desencanadas. Aqui, a preferência é por roupas leves, coloridas e estampadas”, explica Maria Duarte.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL